Emlur homenageia as mulheres com caminhada no Centro da Capital

Por - em 83

As funcionárias da Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) cobriram de rosa as ruas do Centro de João Pessoa na VIII Caminhada de Mulheres da Emlur, em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, celebrado nesta quinta-feira (8). Com o tema “Nós somos, nós podemos”, o evento, que faz parte do Mês de Cidadania Ativa para as Mulheres da Prefeitura Municipal de João Pessoa, contou com a presença do prefeito Luciano Agra e da superintendente da Emlur, Laura Farias, entre outras autoridades.

A caminhada teve concentração em frente ao Teatro Santa Roza, na Praça Pedro Américo, onde as servidoras da Emlur, do quadro administrativo e as agentes de limpeza, tiveram um café da manhã e puderam se confraternizar antes do início do percurso. A caminhada partiu por volta das 10h em direção ao Ponto de Cem Réis. As mulheres caminharam carregando faixas, placas e cartazes confeccionados pela Oficina de Artes da Emlur, com palavras de motivação e de reconhecimento do papel da mulher na sociedade. A orquestra de frevo Tampa de Bueira, cedida pela Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), acompanhou as mulheres durante o percurso.

Lutas da mulher – A superintendente da Emlur, Laura Farias, relembrou os momentos de lutas das mulheres ao longo da história e a importância delas no mundo contemporâneo. “As mulheres precisam marcar seus espaços, mostrar o quanto são importantes para a sociedade. Foram anos e anos de lutas para termos direitos igualitários aos dos homens e hoje mostramos nossa força e competência em todos os setores. As mulheres da Emlur realizam esta tradicional caminhada para mostrar o quanto são importantes para a nossa cidade, já que, através da capacidade, dedicação e carinho com que fazem seus trabalhos, mantêm a cidade limpa para todos”, disse.           

O prefeito de João Pessoa, Luciano Agra, falou da atuação das mulheres na gestão municipal e da valorização que ele dá a elas. “Já temos dado um bom exemplo na Prefeitura Municipal do reconhecimento que damos às mulheres, com a criação da Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres, com a política de gêneros, de garantia de renda. Elas têm preferência nos programas habitacionais, no Empreender”, disse.

Segundo ele, na PMJP, as mulheres assumem cargos de chefia na maioria das pastas. “A maioria dos auxiliares da prefeitura são mulheres, do quadro de servidores também. Eu tenho verdadeira veneração pela mulher. Elas foram fundamentais para a formação do homem que sou hoje. Admiro a participação, determinação, garra e luta de todas”, acrescentou Luciano Agra. Ao final do evento, ele visitou a Feira “Mulheres Empreendedoras em Movimento”, no Ponto de Cem Réis.

A coordenadora da Divisão de Bem Estar Social da Emlur e organizadora do evento, Aparecida Pontes, afirmou que a caminhada começou em 2005, após ver a situação das agentes de limpeza da Emlur. “Muitas mulheres que nos procuravam eram vítimas de violência doméstica, tinham problemas em casa e a gente resolveu fazer um trabalho para estimulá-las, dando todo tipo de apoio e valorizando-as não como garis, mas como mulheres da Emlur”, disse. Ela ainda prestou uma homenagem à servidora da Emlur Célia Feitosa – que faleceu no final do ano passado – recitando o poema Saber Viver, de Cora Coralina.

Estiveram presentes na Caminhada a secretária municipal de Políticas Públicas para Mulheres, Nézia Gomes, o chefe de gabinete da PMJP, Dunga Júnior, a secretária de Comunicação, Marly Lúcio, o coordenador do Orçamento Democrático, Tibério Limeira, a secretária de Meio Ambiente, Lígia Tavares, a secretária adjunta de Meio Ambiente, Wellintânia Freitas dos Anjos, e a vereadora Sandra Marrocos.

Calendário – O cronograma de atividades preparado pela Emlur para celebrar o Mês da Mulher se estende até o final de março com serviços de saúde e beleza. Também serão ofertados exames ginecológicos preventivos e testes rápidos de HIV além de palestras sobre saúde da mulher e higiene oral. Uma parceria com institutos de beleza vai oferecer corte de cabelo e limpeza de pele às mulheres da Emlur. As ações são realizadas na sede da Autarquia e também com as equipes de rua.