Emlur implanta Coleta Seletiva na Superintendência de Agricultura

Por - em 15

A Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) vai participar da implantação da coleta seletiva na Superintendência Federal de Agricultura da Paraíba, localizada na BR 230, Km 14, estrada de Cabedelo, nesta sexta-feira (31), quando haverá o lançamento do programa “Coleta Seletiva – O Planeta Agradece”. A solenidade faz parte das comemorações dos 149 anos de criação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

A implantação da coleta seletiva na SFA-PB tem como objetivo reduzir a quantidade de resíduos produzidos no ambiente de trabalho, contribuindo para minimizar os impactos no meio ambiente, além de estabelecer a destinação do lixo às associações e cooperativas de catadores, promovendo a inclusão social desse segmento.

Para colocar em prática a coleta seletiva, a SFA-PB contou com o apoio da Emlur, que disponibilizou técnicos e especialistas em educação ambiental do Departamento de Valorização e recuperação de Resíduos Sólidos (Devar) para ajudar nesse processo.

Nesta quarta-feira (29), a partir das 9h, a equipe do Devar vai ministrar palestra sobre a importância da coleta seletiva e como serão os procedimentos de operacionalização desse processo dentro do órgão federal. A palestra será destinada aos funcionários terceirizados de limpeza, fiscal de contrato e à comissão constituída para implantar a coleta seletiva dentro da instituição.

Já na sexta-feira (31), durante a programação de implantação da coleta seletiva, que começa às 8h30 com o hasteamento da bandeira nacional, as especialistas em educação ambiental Elma Xavier – coordenadora do Devar –, Ana Lúcia Pereira e Eliana Rodrigues farão uma palestra de sensibilização com o tema “Implantação da Coleta Seletiva dos Materiais Recicláveis na SFA-PB”, onde explicarão o sistema de recolhimento dos resíduos. O grupo de percussão Baticumlata e o teatro de bonecos também estarão presentes na cerimônia.

O superintendente da Emlur, Coriolano Coutinho, lembrou que a Autarquia vem participando da implantação da coleta seletiva em diversas instituições, repartições públicas, empresas e escolas. Para o titular da pasta, é importante que o maior número de instituições e entidades implantem a coleta seletiva dentro de suas sedes, para conscientizar as pessoas que passarão a ser multiplicadoras desse processo em suas casas e contribuirão para a preservação do meio ambiente.

Na opinião de Elma Xavier, coordenadora do Devar, essa parceria é muito importante diante do momento em que vive o mundo. “Expandir a rede de multiplicadores e delegar responsabilidades na fonte geradora dos resíduos, tanto nas instituições quanto no ambiente de trabalho, só gera resultados de impactos positivos, melhorando a qualidade ambiental e bem estar da cidade”, comentou.  A Emlur já implantou coleta seletiva em 100 escolas entre públicas e privadas e em 23 instituições.