Emlur inicia ação de limpeza e conscientização no Jd Guaíba

Por - em 52

Com o objetivo de promover a limpeza e a conscientização das pessoas sobre os problemas causados pelo mau acondicionamento do lixo no período de chuva, a Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) começou nesta segunda-feira (26) uma grande ação na Comunidade Jardim Guaíba, no bairro Funcionários I.

Para garantir o êxito da ação, seis equipes de agentes de limpeza iniciaram desde cedo ações de varrição, capinação, roço, catação, pintura de meio fio das ruas e retirada de lixo e entulho de terrenos baldios. Para agilizar o serviço, os agentes de limpeza contaram com caminhões caçambas e uma retroescavadeira, que auxiliava na limpeza do rio Jaguaribe, que corta a comunidade.

O serviço de limpeza faz parte da ação integrada da Emlur com as equipes de Saúde da Família Jardim Guaíba e Funcionários I – 1ª e 2ª Etapas, que estão intensificando as ações de prevenção ao mosquito Aedes Aegypti. O ponto alto da ação será na sexta-feira (30) quando haverá o dia D de combate ao mosquito transmissor da dengue com uma grande mobilização envolvendo equipes de saúde do bairro, a Emlur e a Vigilância Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde, com apoio do Distrito Sanitário I, Pastoral, Creches e escolas da comunidade. Esse é o terceiro ano que a Emlur se junta aos profissionais de saúde daquela comunidade para realizar o evento de combate à dengue.

Palestras – Seguindo a programação, a partir desta segunda até a sexta-feira a equipe de educação ambiental da Autarquia vai percorrer escolas municipais e estaduais localizadas no Jardim Guaíba com palestras educativas. Os alunos da Escola Estadual Nicodemos Neves foram os primeiros contemplados. Eles vão receber informações sobre coleta seletiva e o acondicionamento correto dos resíduos domésticos. Ao longo da semana serão feitas palestras na Escola Municipal Castro Alves, na terça-feira (27); e na Pastoral, quarta-feira (28), todas sempre a partir das 14h.

Dia D – Na sexta-feira (30), será promovida uma grande mobilização de sensibilização ambiental porta a porta, a partir das 8h, com a participação de fiscais da Divisão de Fiscalização (Difil) da Autarquia, informando aos moradores da comunidade sobre a forma correta de se acondicionar o lixo doméstico. O material deve ser posto em sacolas plásticas e colocado para recolhimento no horário próximo ao da passagem do caminhão compactador. Também haverá palestras feitas pelos agentes da Vigilância Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde sobre a Dengue, modo de transmissão, prevenção e combate ao mosquito transmissor da doença.

Além disso, os educadores ambientais e os fiscais da Emlur falarão sobre os perigos causados ao meio ambiente e à saúde das pessoas quando os resíduos são jogados indevidamente em terrenos baldios e em vias públicas. Esses locais com lixo podem se tornar criadouros de animais transmissores de doenças, como ratos, baratas, escorpiões, e principalmente do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue.

Durante a tarde, a partir das 14h, os educadores ambientais e os artesãos e artistas plásticos da Oficina de Artes da Emlur estarão com duas tendas armadas em frente ao Posto de Saúde Familiar (PSF) do bairro, promovendo oficinas de fabricação de sabão ecológico e de cestas feitas com material reciclado.

Depoimento – A dona de casa Maria Godoy, 48 anos, que mora no local há mais de 10 anos, acompanhou de perto a ação dos agentes de limpeza. “Essa ação só traz benefício para nós, mas é preciso mais conscientização por parte dos moradores. Muitas vezes, a Emlur limpa e em seguida, no outro dia, mesmo com a passagem do caminhão de coleta, as pessoas jogam lixo no rio ou no meio da rua. Isso é o que provoca doenças e atrai mosquistos como a dengue e outros insetos”, disse.

Programação – As palestras serão às 14h e seguirão o seguinte calendário:

Dia 26/04 (Segunda-feira) – Escola Estadual Nicodemos Neves, na Praça Lauro Wanderley, Cidade dos Funcionários I.
Dia 27/04 (Terça-feira) – Escola Municipal Castro Alves, na Rua Manoel Guerra, nº 71, Cidade dos Funcionários I.
Dia 28/04 (Quarta-feira) – Salão Paroquial, na Rua José Carneiro Rodrigues, no Jardim Guaíba.
Dia 30/04 (Sexta-feira) – Mobilização contra a Dengue.