Emlur inicia ações de educação ambiental nos bairros nesta 5ª

Por - em 56

A Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) divulgou nesta terça-feira (15) o calendário das ações de educação ambiental em bairros, instituições públicas e privadas e escolas. As atividades começam nesta quinta-feira (17) e serão realizadas até o final deste mês.

A equipe do Departamento de Valorização e Recuperação de Resíduos Sólidos (Devar) vai participar de vários eventos promovendo palestras, treinamentos, capacitação e exposições que abrangem os seguintes temas: coleta seletiva, limpeza urbana, princípio dos 3 R’s (Reduzir, Reutilizar e Reciclar), gerenciamento dos resíduos sólidos e outros assuntos relacionados ao meio ambiente.

Além das palestras, os educadores ambientais utilizam o teatro de bonecos nas apresentações em estabelecimentos de ensino com o objetivo de transmitir conhecimentos em relação à educação ambiental, por meio de um trabalho lúdico, educativo e interativo para crianças, jovens e adultos. A equipe também distribui panfletos educativos porta a porta informando aos moradores como acondicionar e descartar os resíduos corretamente, colocando-os nos dias e horários estabelecidos pela Emlur.

Quando solicitada, a Oficina de Arte da Autarquia desenvolve cursos de reaproveitamento dos resíduos sólidos (vidro, papel, plástico, metal), ensinando a população a transformar lixo em peças de decoração com muita criatividade. O Devar prepara ainda demonstrações de como reaproveitar o óleo de cozinha na produção de sabão ecológico, evitando a poluição de solos e rios.

O superintendente da Emlur, Coriolano Coutinho, disse que as ações educativas promovidas pela Emlur são contínuas e direcionadas para a sensibilização da população, que também é co-responsável pela limpeza da cidade. “A adoção de novos hábitos por parte dos cidadãos é observada com a realização de ações educativas. Por isso, a importância de que essas atividades sejam feitas com frequência para criar na população uma postura diferente com relação à limpeza urbana e a preservação do meio ambiente”, enfatizou o titular da pasta.

Para a diretora do Devar, Elma Xavier, o processo de educação ambiental deve ser constantemente realizado. “Temos a compreensão de que só pela educação que fazemos mudanças permanentes no meio ambiente. É com a modificação de atitude, hábitos e responsabilidades que conseguiremos resultados permanentes para o município”, afirmou.

Contato – Para entrar em contato com a Emlur, basta ligar o telefone gratuito 0800 083 2425. Quem estiver interessando em palestras e capacitação sobre educação ambiental pode ligar para o 3214 7637.

Confira o calendário de ações:

Dia 17/09/09 (quinta-feira)

Artesãos e artistas plásticos da Oficina de Artes vão preparar a decoração do pavilhão e das barracas para o aniversário de 39 anos do Lar da Providência Carneiro da Cunha, que é mantido pela congregação de freiras Catarina da Senna e cuida de cerca de 140 idosos, na Avenida Santa Catarina, 04, Bairro dos Estados.

Dia 18/09/09 (sexta-feira)

Apresentação do Teatro de Bonecos na feira de ciências do Colégio Decisão, na Rua Estela Bezerra da Silva, 152, em Mangabeira I.

Dia 19/09/09 (sábado)

Participação nas atividades do Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias, evento voltado para educação ambiental que há 20 anos vem sendo promovido em vários países pela ONG norte-americana ‘The Ocean Consevancy’, e patrocinado pela Coca-Cola Company. Em João Pessoa, será realizado na praia de Tambaú.

Dia 21/09/09 (segunda-feira)

Realimentação do projeto de Coleta Seletiva no Ministério da Agricultura, na Estrada de Cabedelo.

Dia 24/09/09 (quinta-feira)

Palestra de educação ambiental na Escola Municipal Dom Helder Câmara, na Rua Joaquim S. Santos, Valentina Figueiredo, próximo ao 5° Batalhão.

Dia 25/09/09 (sexta-feira)

Participação na ação “Saúde e Cidadania na Praça”, no Distrito Sanitário II, com a demonstração da produção de sabão ecológico, a partir das 13 horas, no bairro João Paulo II e nas comunidades Citex e Nova Esperança, no Geisel.