Emlur inicia curso de gestão e liderança para monitores de turma

Por - em 17

Capacitar e desenvolver conhecimentos e habilidades dos monitores de turma utilizando ferramentas essenciais de liderança para melhorar o desempenho dos colaboradores nos serviços operacionais. Esses são os objetivos do ‘Curso de Gestão e Liderança’ promovido pela Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) para 25 monitores que coordenam as equipes de agentes de limpezas nas operações diárias pelas ruas de João Pessoa.

“O monitor atuando como ‘líder’ é fator decisivo para um trabalho que resulte no melhor desempenho das equipes de limpeza e, conseqüentemente, na qualidade do serviço prestado à população”, disse Isabela Maria, coordenadora da Divisão de Capacitação da Autarquia (Dicap), responsável pela realização do curso.

Com duração de 20 horas, distribuídas em quatro encontros mensais, o curso seguirá metodologia básica de aprendizagem centrada em técnicas como a participação do grupo e a vivência. “Eles vão aprender a lidar melhor com as dificuldades enfrentadas no dia a dia e a encontrar soluções para problemas imediatos”, enfatizou Isabela Maria. Dentro do conteúdo programático, os monitores terão oportunidade de aprender sobre gestão, liderança e trabalho em equipe, comunicação, administração de tempo, avaliação de desempenho e tomadas de decisões.

Na abertura do primeiro encontro, a equipe da Dicap apresentou para os monitores um vídeo motivacional, mostrando que mudança e renovação dependem de cada pessoa. Em seguida, o superintendente da Emlur, Coriolano Coutinho, falou sobre a importância do curso e pediu o empenho dos monitores para que aproveitem o melhor possível essa oportunidade de adquirir conhecimentos e se qualificar dentro de sua área.

“Liderança é a capacidade de influenciar e sensibilizar as pessoas para que elas façam aquilo que é meta da empresa. A Emlur tem um compromisso com a cidade e quem está nesse processo tem o comprometimento com as metas da empresa, que é a limpeza urbana e a sensibilização por meio da educação ambiental”, enfatizou Coriolano Coutinho, que tem investido na valorização dos servidores da Autarquia.

O monitor Gildo Soares, que coordena a turma do mercado volante, composta por oito agentes de limpeza, mostrou-se empolgado nesse primeiro encontro. Para ele, é importante a empresa investir na valorização e na qualificação de seus servidores. “Quanto mais temos conhecimentos, mais ajudamos as pessoas que estão sob nossa responsabilidade. Isso, com certeza, melhora o desempenho do trabalho no cotidiano”, afirmou Soares.

Além do superintendente Coriolano Coutinho, participaram da abertura do encontro o diretor de Remoção de Resíduos Sólidos/Varrição e Coleta (Devac), Noé Estrela, e o diretor dos Recursos Humanos, Genilson Emídio. O ‘Curso de Gestão e Liderança’ está sendo realizado na sala de treinamento. O próximo encontro com os monitores está marcado para o dia 30 de setembro.