Emlur inicia etapa de revisão do Planejamento Estratégico 2010/2014

Por - em 64

A Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) iniciou esta semana a etapa de revisão de seu Planejamento Estratégico para o período 2010-2014. O trabalho está sendo facilitado pela equipe de consultores da EJA – Empresa Júnior de Administração – UFPB, sob a orientação do professor Joel Souto Maior, também responsável pelo último planejamento da Autarquia.

Vinte e quatro funcionários, responsáveis pelos setores da empresa, além do diretor-administrativo financeiro, Renato Leitão, e da chefe de gabinete, Shirley Jucá, se reuniram no Centro Miguel Arraes, na avenida Piauí ( Bairro dos Estados) para iniciar a discussão do documento elaborado em 2005 e partir para as complementações e ajustes que poderão ser feitos no decorrer desse trabalho.

O diretor administrativo-financeiro, Renato Leitão, abriu oficialmente o encontro destacando a importância de se avaliar e revisar o Planejamento Estratégico da Emlur. Segundo ele, esse trabalho representa a continuidade administrativa através de um Plano Estratégico iniciado em 2005 e que agora está sendo novamente atualizado para melhorar ainda mais o desempenho da empresa nos serviços prestados à população.

Durante a reunião, Renato Leitão pediu empenho aos servidores que estão participando da atualização desse documento. Ele aproveitou o momento para falar sobre os avanços da Emlur, principalmente no que diz respeito à descentralização de ações com criação de comissões administrativas, que tiveram o objetivo de horizontalizar a gestão para dar mais transparência e democratizar as decisões dentro da Autarquia.
O professor Joel Souto Maior, que faz parte da equipe da Empresa Júnior de Administração, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), falou sobre o planejamento feito em 2005 e apresentou o cronograma elaborado para as atividades a serem realizadas. Ele mostrou ainda pesquisas feitas por alunos do EJA que avaliaram o desempenho do Planejamento Estratégico após sua implantação na Emlur a partir de 2005.

Cronograma – Dentro do cronograma, nesta segunda-feira (31) será feita a etapa de revisão da missão e da visão da Autarquia; no dia 10 de junho a análise do ambiente interno; no dia 21 de junho a análise do ambiente externo; no dia 22 a análise SWOT e novas QEs; no dia 30, o plano de ação estratégico; no dia 1º de julho os termos de referência e novos projetos e, finalmente, no dia 9 de julho o relatório final.

“Até início de julho, se tudo correr dentro do cronograma, já teremos o relatório final pronto para apresentar à diretoria da Emlur.”, disse o professor Joel Souto Maior. De acordo com ele, essa segunda fase para a revisão do Planejamento Estratégico já estava prevista, por isso não haverá grandes dificuldades. “Já temos todo o planejamento elaborado em 2005 e colocado em prática. Também já conhecemos a missão, a visão, os pontos fortes e os fracos da Autarquia. Por isso, agora é só definir as prioridades e metas para os próximos anos”, explicou.

Estiveram presente ao encontro o presidente da Comissão Interna de Modernização e Administração, Genilson Emídio; Marcos Beserra, José Mauricio e Aldo Sousa (Departamento de Recursos Humanos),  Aparecida Pontes (Dibes), Marcia Laureano (Superintendência), Marcos Aschoff (Central de Processamento de Dados), George Alves (Contabilidade), Edmilson Fonseca (Departamento de Tratamento e Disposição Final), Geraldo Medeiros (Coordenadoria de Resíduos de Serviços de Saúde), Dilane Villar (Tele-Atendimento), João Marcelo (Assessoria Técnica), Maria Isabella (Divisão de Capacitação), Antonia Souza (Divisão de Arte e Cultura), Ana Paula (Almoxarifado), Ana Magliano (Divisão de Informações Gerenciais), Edilberto Fernandes (Núcleo de Coleta Seletiva), Aldenor Alves (Divisão de Obras), Jueide Tadeu Abreu (Dicop), Priscilla Gomes (Arquivo), Washignton (Setor de Nutrição), Vital Queiroga (Setor de Psicossocial), Thiago Manoel (Divisão de Comercialização), Sandra Vieira (Assessoria de Comunicação) e Luiz Daniel Barbosa (Departamento de Resíduos Sólidos, Varrição e Coleta).