Emlur inicia preparativos para 248ª Romaria da Penha

Por - em 58

A Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) já iniciou a limpeza das vias que no final do mês de novembro vão receber um grande número de fiéis para a 248ª Romaria de Nossa Senhora da Penha. Os agentes de limpeza da Emlur e das empresas terceirizadas estão executando os serviços de varrição, roço, capinação, coleta e pintura de meio-fio dos logradouros que fazem parte do itinerário da procissão.

Cerca de 20 agentes de limpeza já estão atuando na região da Avenida João Cirilo Silva, no bairro Altiplano, e devem receber o reforço de equipes da Emlur ainda esta semana. O planejamento é de que a operação prossiga até a véspera da romaria e que tenha os serviços intensificados durante o feriado de Proclamação da República (15 de novembro), quando é possível aproveitar a queda no fluxo das vias públicas para efetuar a limpeza.

Para o diretor de Operações, Francisco Lucas Rangel, a relevância do cortejo requer um trabalho mais especializado, que já faz parte da rotina de ações da Autarquia. “Como se trata de um acontecimento tradicional da cidade, com a participação de milhares de pessoas, a Emlur já incluiu as ações de limpeza para a Procissão da Penha em seu calendário anual. Na romaria, o fluxo de pessoas aumenta consideravelmente e o serviço de limpeza é fundamental para garantir o trajeto tranquilo dos fiéis”, afirmou o diretor.

Além do cuidado com as vias por onde a romaria passará, a Emlur está empenhada também no trabalho destinado à região do entorno do Santuário, realizando um trabalho de limpeza nas ruas que dão acesso ao local e ao itinerário da procissão. Com isso, pretende-se deixar essas vias limpas e organizadas para receber os fiéis.

Para garantir, ainda, o decorrer habitual da romaria, a Autarquia vai destacar alguns agentes para acompanhar o cortejo e irá espalhar, estrategicamente, “ilhas ecológicas” (feitas com garrafas pet e ferro), que servirão de depósitos para resíduos sólidos. Por fim, já na madrugada do dia seguinte à procissão, a Emlur inicia um esquema para restabelecer a limpeza do trajeto utilizado pelos fiéis.