Emlur inicia programação do ‘Outubro Rosa’

Por Célia Rangel - em 269

Esta quarta-feira (11) foi bastante movimentada na sede da Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur), no Bairro dos Estados, por causa da abertura das comemorações alusivas ao ‘Outubro Rosa’. As servidoras da Autarquia chegaram logo cedo para participar do evento e receber atendimento médico.

Para atender a demanda, a Divisão de Bem-Estar Social (Dibes) da Emlur, mantém parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), há quatro anos, por meio do Hospital Santa Isabel. Durante toda a manhã, seis mastologistas da unidade de saúde realizaram consultas e exames preventivos, além de ensinar como fazer o autoexame.

“A Emlur está de parabéns por ajudar ativamente suas servidoras no combate ao câncer de mama. É importantíssimo deixar o discurso de lado, e agir de fato, a favor da saúde dessas mulheres. O exame preventivo é o primeiro passo para um tratamento bem sucedido”, ressaltou Jeane Nogueira, presidente da Sociedade Brasileira de Mastologia (Regional PB) e coordenadora do Serviço de Mastologia do Hospital Santa Isabel.

A agente de limpeza da Autarquia, Maria Miriam dos Santos, 45 anos, foi uma das primeiras a serem atendidas e falou sobre a ação. “É muito importante esse apoio da Emlur. Sei que o câncer de mama é uma doença grave, que mata muitas mulheres, por isso vim para ser examinada pela equipe médica”, frisou.

Além do atendimento na área de mastologia, também foram colocados à disposição das funcionárias serviços de odontologia, nutricional e psicologia, incluindo a aplicação de vacinas contra H1N1, tétano e hepatite.