Emlur inicia programação especial de coleta e limpeza para o verão

Por - em 24

Com a chegada do verão, a Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) inicia uma programação especial de atividades para suprir as demandas, que costumam aumentar durante a estação. A estimativa é que haja um aumento de 7% no montante de lixo produzido em toda a cidade com relação à média mensal de 2011.

A coleta de resíduos domiciliares deve passar de 650 toneladas/dia para, aproximadamente, 700 toneladas/dia em todos os bairros da Capital. Apenas na região da orla, o crescimento deve chegar ao patamar de 12%, saindo de 106,5 toneladas/dia para uma média de 120 toneladas/dia entre os meses de dezembro e fevereiro, com previsão de queda após o carnaval.

Para atender a essas necessidades, a Emlur trabalha com uma equipe extra de prontidão para reforçar os serviços de limpeza nas praias, onde há maior número de banhistas nesta época do ano. Para os locais em que acontecerão as apresentações musicais da ‘Estação do Som’, realizado pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), foi designado o apoio de outras duas equipes, uma para as apresentações no Ponto de Cem Reis e outra no Busto de Tamandaré. Com esta ação, pretende-se manter os ambientes de alta circulação de pessoas sempre limpos, garantindo mais conforto e comodidade à população.

Para o diretor de operações, Francisco Lucas Rangel, a Emlur não precisa ampliar o quantitativo de agentes na orla, mas, apenas, redistribuí-los para uma melhor cobertura na limpeza dos pontos de maior concentração de banhistas. “Além de reorganizar o trabalho das equipes que já atuam no local, temos a possibilidade de deslocar outras equipes para os pontos onde haja uma demanda maior do que a esperada”, afirmou Francisco Lucas. “A realização desta operação é um investimento não apenas para a saúde da população, mas principalmente para a saúde do meio ambiente”, concluiu o diretor.

“Cidade Limpeza, Verão Beleza” – Realizada pela Emlur desde 2009, a campanha educativa tem o objetivo de conscientizar banhistas, turistas e frequentadores da orla marítima da Capital sobre o acondicionamento correto do lixo na hora do lazer. Este ano, a campanha terá início às 9h do dia 14 de janeiro (sábado) em um evento no Busto de Tamandaré. O projeto prevê a distribuição de sacolas de material biodegradável para incentivar o descarte dos resíduos em seus locais apropriados. A entrega das sacolas será feita pelos agentes de limpeza, que estão sendo capacitados em técnicas de abordagem à população.