Emlur instala novos equipamentos nas praias de Tambaú e Cabo Branco

Por Ângela Costa - em 541

Com foco na melhoria da qualidade da limpeza urbana na Orla Marítima da Capital, a Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) iniciou, nesta sexta-feira (17), a instalação de novos equipamentos de grande porte. São 16 contêineres distribuídos nas praias de Tambaú e Cabo Branco para atender a coleta das ilhas de quiosques nesse trecho.

A ação foi discutida com os comerciantes durante reuniões realizadas desde o mês de setembro. “As nossas equipes do Programa de Coleta Seletiva e Educação Ambiental vêm fazendo visitas aos proprietários dos quiosques da Orla para repassar as informações quanto ao descarte e recolhimento de resíduos, além de como deve ser a manutenção e conservação dos novos equipamentos”, observa Lucius Fabiani, superintendente do órgão.

Cada ilha no trecho das praias de Cabo Branco e Tambaú terá de dois a três equipamentos. O contêiner ficará numa vaga de estacionamento para facilitar o recolhimento do lixo. A coleta será feita pelas empresas terceirizadas com o uso de caminhões com guincho que facilitam a manuseio do equipamento.  Os contentores têm capacidade de 1.200 litros e são destinados, principalmente, para o acondicionamento dos cocos verdes consumidos. Outro equipamento com capacidade menor (240 litros) também será distribuído para atender a cada unidade.

Proprietários de quiosques que participaram de reuniões se mostraram abertos ao diálogo e as parcerias com a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), a exemplo do presidente da Associação dos Microempreendedores da Orla Marítima (Ameomar), Adelson Machado. “A Associação está aberta às parcerias que vem para somar e trazer benefícios aos nossos empreendimentos e à cidade”, disse.

PEV’s – Os Pontos de Entregas Voluntárias (PEV’s) são mais um instrumento adquirido pela Emlur visando à melhoria da limpeza urbana. Esses equipamentos são voltados para o descarte de vidro, papel, plástico e metal. Na Orla, foram instalados dois conjuntos – Cabo Branco (próximo ao Jangada Clube) e na Praia de Tambaú – no final da Avenida Rui Carneiro.

Emlur – Para encaminhar demandas de limpeza urbana, a população pode recorrer aos seguintes canais: 0800-083-24252, 3214-7628/7644, 3255-8444 (Alô Limpeza), 3214-7634 (Ouvidoria) e redes sociais.