Emlur intensifica ‘Operação Limpeza’ nos bairros da Capital

Por - em 20

Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) intensificou ações de limpeza em bairros da Capital com a chegada do inverno. Mais de 120 agentes de limpeza, divididos em equipes, estão atuando em várias frentes de trabalho nos bairros do Bessa (principais corredores), Funcionários II, Centro, nas Três Lagoas, em Oitizeiro; nas avenidas João Cirilo da Silva, no Altiplano, Hilton Souto Maior, que dá acesso à praia da Penha; General Aurélio de Lyra Tavares (Via Oeste) e João Machado. Eles estão executando trabalhos de roço mecanizado, retirada de entulhos, capinação e raspagem, que deixam as ruas e canteiros limpos. A ‘Operação Limpeza’ também vai entrar na avenida governador Antônio Mariz, em Quadramares.

Ação da Emlur já contemplou o bairro do Castelo Branco e áreas vizinhas, Centro, Torre, Bairro dos Estados, Bairro São José, Distrito Industrial. A população deve compreender que essas ações de limpeza seguem uma programação elaborada pelo Departamento de Remoção de Resíduos Sólidos, Varrição e Coleta (Devac). “Todas as solicitações feitas pela população ao Alô Limpeza entram em uma programação e são atendidas”, informou o diretor do Devac, Noé Estrela.

De acordo com o diretor de Operações, Orlando Soares, essa ação tem como objetivo prevenir transtornos que possam ocorrer na cidade com a chegada das chuvas. Ele ressaltou que as ações integradas desenvolvidas pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), desde o início do ano, têm surtido efeitos muito positivos, principalmente em áreas de risco e nas comunidades ribeirinhas.

O serviço de capina, roço e raspagem é importante para restabelecer as condições de drenagem das vias públicas. Esse trabalho é necessário quando a água da chuva leva detritos para os logradouros. Nesse caso, as sarjetas acumulam terra onde cresce o mato, que causam transtornos. Da mesma forma o roço é feito quando o capim e o mato estão altos para dar mais visibilidade aos motoristas e deixar a cidade mais organizada.

Para realizar o serviço de limpeza nos bairros, os agentes usam ferramentas manuais como enxadas, carros de mão, estrovenga, ciscador, vassoura, além da roçadeira e de caminhões que recolhem os resíduos e levam para o Aterro Sanitário Metropolitano, em Mussuré. Quando o serviço é feito próximo a uma via pública, são utilizados cones para dar mais segurança aos trabalhadores e servir de alerta aos motoristas.

Moradores do bairro Castelo Branco consideraram a ação de limpeza importante principalmente com a chegada das chuvas. “Essa ação traz muitos benefícios para nós. Estamos bastante otimistas com o trabalho da prefeitura”, frisou o Leandro Maia dos Santos, gerente de um bar que fica no Castelo Branco. Naquele bairro foi realizado um grande serviço com a limpeza de praças e ruas. O trabalho também foi feito na via Expressa Padre Zé, em frente à Universidade Federal da Paraíba, além da avenida principal do Bairro dos Bancários.

Dicas– O superintendente da Emlur, Deusdete Queiroga Filho, disse que a população tem todo o direito de cobrar por um serviço eficiente de limpeza, mas também tem que fazer sua parte. “Para obter êxito, a operação limpeza tem que contar com a cooperação de todos os moradores. Precisamos trabalhar juntos para deixar nossa cidade limpa. A Emlur procura fazer sua parte, mas todos precisam colaborar”, enfatizou Deusdete Queiroga.

A população pode ajudar na manutenção da limpeza urbana seguindo algumas dicas básicas: não colocar o lixo para fora de casa após o caminhão de coleta passar na rua; deixar a frente de sua residência sempre limpa e não jogar lixo na rua, pois essa atitude contribui para deixar o bairro sujo e entopem os bueiros provocando alagamentos durante as chuvas. A população pode solicitar as ações de limpeza pelo Alô Limpeza 0800 083 2425.