Emlur intensifica limpeza de cemitérios a partir desta segunda

Por - em 29

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur), está reforçando os serviços de limpeza nos seis cemitérios da cidade. A partir das 7h desta segunda-feira (27), 80 agentes de limpeza divididos em três equipes estarão trabalhando na capinação, varrição, roço e recolhimento do lixo produzido pela limpeza dos cemitérios Senhor da Boa Sentença, no Varadouro; Santa Catarina, no Bairro dos Estados e Cristo Redentor, no bairro de mesmo nome. 

O trabalho de limpeza dos equipamentos públicos e da região do entorno é feito periodicamente e não apenas em datas específicas, mas essa ação já prepara os cemitérios para o ‘Dia dos Pais’, que será celebrado no domingo, dia 9 de agosto.

“A Emlur mantém um calendário de limpeza para os cemitérios, mas os trabalhos são intensificados no período que antecede datas especiais onde é comum o aumento no fluxo dos visitantes”, comentou o superintendente da Emlur, Coriolano Coutinho.

De acordo com Noé Estrela, diretor do Departamento de Remoção de Resíduos Sólidos, Varrição e Coleta (Devac) da Emlur, o trabalho de limpeza requer tempo e cuidado, pois o crescimento dos cemitérios vem dificultando o trabalho.“Com o passar dos anos, as alamedas dos cemitérios foram se estreitando e isso dificulta o trabalho dos agentes de limpeza que ficam com pouco espaço para executar a limpeza e movimentar os carrinhos de mão”, explicou.  

Além disso, túmulos abandonados e a distância que os agentes de limpeza precisam percorrer para depositar o lixo no local de recolhimento são outros obstáculos. Na seqüência, a operação será realizada nos cemitérios São Sebastião, no Muçumago, Nossa Senhora da Penha, na praia da Penha, e São José, em Cruz das Armas.

Além da Emlur, estão envolvidas na operação as secretarias do Meio Ambiente (Semam), de Desenvolvimento Urbano (Sedurb) e de Infraestrutura (Seinfra). A Semam já realizou vistorias e identificou a necessidade de podas que serão realizadas pela Sedurb. A Seinfra vai realizar a recuperação dos equipamentos públicos com a reparação de paredes e meio-fios.