Emlur intensifica limpeza de cemitérios para o Dia de Finados

Por Ângela Costa - em 363

Com a proximidade do Dia de Finados – 2 de novembro – as equipes da Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) já estão programadas para intensificar a manutenção nos cemitérios públicos da cidade, nesta quarta-feira (24). A programação será iniciada nos Cemitérios do Cristo Redentor e São José, nos bairros Cristo Redentor e Cruz das Armas, respectivamente.

“Finados é uma das datas em que muitas pessoas comparecem aos cemitérios para prestar homenagens aos familiares e amigos falecidos e a Prefeitura, através da Emlur, Seinfra e Sedurb, fazem uma ação conjunta para preparar esses locais para receber os visitantes”, observa o engenheiro da Emlur, Samyr Sampaio.

De acordo com a programação, as equipes trabalham também na limpeza  dos cemitérios Senhor da Boa Sentença (Varadouro), Nossa Senhora da Penha (Praia da Penha), São Sebastião (Muçumagro) e Santa Catarina (Bairro dos Estados). A operação também inclui a manutenção da área externa de dois cemitérios privados: Jardim Mangabeira e Parque das Acácias, nos bairros de Mangabeira e José Américo, respectivamente.

Nesse primeiro momento serão realizados serviços de capinação, varrição, roça, coleta e pintura de meio fio, tanto na parte interna, quanto nas calçadas e ruas nos arredores dos cemitérios. Posteriormente, uma equipe menor fará a limpeza durante o Dia de Finados e após, devido à grande quantidade de resíduos gerada, como flores, velas, papelão, rosas, coroas, além de descartáveis. “Por isso solicitamos aos comerciantes e visitantes que mantenham os locais limpos. Cada um busque descartar o lixo em uma de nossas papeleiras ou leve de casa uma sacola plástica para evitar descartar seu lixo no chão, seja dos cemitérios ou nos seus arredores”, reforça.

Seinfra e Sedurb – As duas secretarias também atuam na manutenção dos cemitérios com objetivo de melhorar as condições de visitação da população e a ocupação dos comerciantes. A Seinfra trabalha na manutenção de toda iluminação (interna e externa) e a Sedurb, foca nos serviços de pequenos reparos nas alamedas e também na poda de árvores. A Emlur, cabe ainda, o recolhimento das podas.

Alô Limpeza – Para atender a demandas de limpeza urbana a população dispõe do Teleatendimento da Emlur: 08000832425 /3214.7628/3255.8444/3214.7644. Serviço à disposição de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.