Emlur intensifica limpeza de cemitérios para visitação de famílias

Por - em 104

Ângela Costa

 

O Dia dos Pais, celebrado a cada segundo domingo do mês de agosto, também é dia de oração. Pensando nisto, a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur), realiza anualmente operação de limpeza nos cemitérios públicos da Cidade para que os familiares possam prestar suas homenagens aos entes queridos com tranquilidade. A intervenção ocorre durante toda esta semana em vários cemitérios simultaneamente.

De acordo com o diretor do Departamento de Varrição e Coleta (Devac) da Autarquia, Antônio Araújo, os serviços realizados são os seguintes: capinação, varrição, roça, coleta e pintura de meio fio, nas alamedas dos cemitérios, calçadas e vias dos seus entornos. Nesta segunda-feira (8), as equipes estão distribuídas nos cemitérios Senhor da Boa Sentença (Varadouro), São José (Cruz das Armas), Santa Catarina (Bairro dos Estados) e Cristo Redentor, no bairro de mesmo nome.

“A limpeza dos cemitérios é feita regularmente, porém em datas como Dia dos Pais, das Mães, Finados e Natal, quando se verifica grande aumento no número de visitações, a Emlur monta esquema especial para garantir que os espaços públicos estejam limpos”, observa Araújo.

Segundo ele, o trabalho dos agentes de limpeza se estende após o encerramento das visitações. “No final do dia, as equipes atuam dentro e nos arredores, recolhendo o lixo deixado pelos visitantes e comerciantes, como caixas de velas, descartáveis, flores, entre outros”, disse. O gestor solicita a colaboração da população e dos vendedores ambulantes com os cuidados básicos no descarte dos resíduos, mantendo as vias públicas e os cemitérios limpos.