Emlur intensifica limpeza de ruas para Romaria da Penha

Por - em 32

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) já começou a limpar o percurso da 247ª Romaria de Nossa Senhora da Penha, que será realizada no dia 27 de novembro, saindo às 22h da Igreja de Lourdes, na Avenida João Machado, em direção ao Santuário da Penha, na Praia do mesmo nome. Equipes, formadas por 148 agentes de limpeza da Emlur e das empresas terceirizadas, estão preparando os 14 quilômetros da procissão.

Os profissionais de limpeza estão realizando em todo o trajeto serviços de varrição, roço, capinação, coleta e pintura de meio-fio. Em alguns trechos o percurso é feito duas vezes pelos agentes de limpeza e em outros até quatro vezes, já que muitas ruas e avenidas contam com os canteiros centrais. Esta semana, eles estão atuando na Avenida Hilton Souto Maior, na principal dos Bancários e em Quadramares.

Além do cuidado com as vias por onde passará a romaria, a Emlur está dando uma atenção especial à região do entorno, realizando um trabalho de limpeza nas ruas que dão acesso ao santuário e ao itinerário da procissão, para que as pessoas encontrem tudo limpo e organizado no sábado.

Depósitos para resíduos – Com o objetivo de diminuir a sujeira na via, a Autarquia vai disponibilizar 30 ‘ilhas’ contendo depósitos para resíduos sólidos feitos de material reciclado (garrafas pet e ferro). Os equipamentos serão colocados em pontos estratégicos ao longo do itinerário com balões indicando o local onde os fiéis devem jogar as garrafas, vidros, latinhas e papéis.

Pós-Romaria – Para o dia da Romaria da Penha, a Emlur montou um plano especial, com 60 agentes de limpeza. Já na madrugada do domingo, equipes estarão recolhendo o lixo deixado pelos fiéis durante a caminhada.

Rapidez – A Emlur vai aproveitar o feriado da próxima segunda-feira, 15 de novembro (Proclamação da República), para realizar uma operação especial de limpeza na Avenida Pedro II, no trecho entre a Avenida Rui Barbosa (Torre) até a Avenida Padre Zé (em frente à UFPB). De acordo com o diretor de Resíduos Sólidos, Varrição e Coleta, Noé Estrela, essa medida foi tomada para agilizar o serviço de limpeza e minimizar os transtornos no trânsito. “Por ser um feriado haverá uma diminuição natural no fluxo de veículo nesse corredor e isso vai facilitar o trabalho dos agentes de limpeza”, ressaltou o diretor.