Emlur intensifica limpeza em cemitérios para Dia de Finados

Por - em 53

A Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) reforçou a limpeza dos seis cemitérios de João Pessoa. A operação começou desde o início da semana pelo cemitério da Boa Sentença, no Varadouro. A ação tem o objetivo de preparar esses equipamentos públicos e a região do entorno para o ‘Dia de Finados’, em 2 de novembro, quando o número de visitantes aumenta. Na próxima segunda-feira (26), o trabalho será realizado nos cemitérios do Cristo, no bairro do mesmo nome; e São José, em Cruz das Armas.

Agentes de limpeza e de empresas terceirizadas estão realizando ações de varrição, capinagem, roço, pintura de meio-fio e coleta de resíduos nos cemitérios. Cerca de 80 homens, distribuídos em equipes, participam dessa operação para agilizar e concluir o trabalho de limpeza nos cemitérios e nas imediações. A previsão é de que o serviço termine até o dia 30 de outubro.

A operação vem sendo desenvolvida em conjunto com outras secretarias municipais. A Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb) está podando as árvores dos cemitérios, enquanto a Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) vem realizando serviço de manutenção no entorno dos equipamentos, como recuperação de pavimentos, galerias e bocas-de-lobo.

Segundo o diretor Departamento de Remoção de Resíduos Sólidos/Varrição e Coleta (Devac), Noé Estrela, a limpeza dos cemitérios não é feita apenas em datas específicas, mas periodicamente. “Desde o início desta gestão, passamos a ter um cuidado maior com os cemitérios da cidade”, disse.

“Queremos dar mais conforto às pessoas que planejaram visitar seus entes falecidos nesta data. Por isso intensificamos a limpeza e os cuidados em todos os cemitérios da capital”, enfatizou o superintendente da Emlur, Coriolano Coutinho.

Para o ‘Dia de Finados’, a Emlur está montando um esquema especial. Equipes ficarão de plantão para que os cemitérios permaneçam limpos antes, durante e depois das visitas. O Devac já programou a operação nos Cemitérios Santa Catarina, no Bairro dos Estados; São Sebastião, no Mussumago e Nossa Senhora da Penha, na Praia da Penha.