Emlur intensifica limpeza nos bairros e nas galerias da Lagoa

Por - em 33

Além da coleta domiciliar diária e da educação ambiental, a Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) desenvolve ações contínuas nos bairros de João Pessoa para manter a cidade limpa. Equipes são deslocadas constantemente para realizar a limpeza de ruas e logradouros públicos para a varredura, capinação, raspagem de terra, roçagem, além de pintura das guias das calçadas. Essas ações também são rotineiras em praças, nos mercados públicos, em creches, em escolas e nos hospitais públicos.

Muitas dessas operações contam com a parceria de outras secretarias municipais, seguindo a orientação de intersetorialidade da atual gestão municipal. Esta semana, a Autarquia está desenvolvendo ações nos bairros de Água Fria, Centro, Geisel, Bessa, Rangel, Jardim Cidade Universitária e Jardim São Paulo, nos Bancários, além da comunidade Jardim Guaíba, em Oitizeiro.

No Centro, a equipe de Operações Especiais, composta por 13 homens, continua a limpeza das galerias pluviais da lagoa do Parque Solon de Lucena, para a retirada dos resíduos acumulados nas caixas de areia. O trabalho na lagoa deve ser concluído na próxima semana, pois ao todo são dez galerias pluviais a serem limpas. Além dos equipamentos como carrinhos de mão, enxadas e pás, um caminhão está sendo usado para remover os resíduos do local até o seu destino final. A ação faz parte da obras de revitalização do Parque Solon de Lucena, cartão-postal da cidade, que vem sendo feita pela Prefeitura Municipal de João Pessoa.

Em Água Fria, a Emlur já concluiu a operação de varrição, roço e capinagem. No Jardim Cidade Universitária e no Jardim São Paulo, nos Bancários, 40 agentes estão limpando e pintando os meio-fios. Equipes compostas por dez homens que trabalham com roçadeiras mecânicas intensificaram a limpeza no Centro Comunitário Presidente Ernesto Geisel, no Geisel, e os Creis Roberto Vieira, no Cristo, e M. João Gadelha, em Mangabeira VIII. Foi feita ainda a higienização, com o caminhão-pipa, nos mercados Central, do Valentina Figueiredo; na feirinha do Peixe, em Tambaú, em praças e no Centro de Zoonoses, nos Bancários.

Frentes de trabalho, com a utilização simultânea de máquinas, caminhões e demais equipamentos, estão atuando nos bairros para deixar a cidade mais limpa. “O objetivo é distribuir as equipes de forma a atender o maior número possível de locais neste período do ano, quando a cidade recebe centenas de visitantes”, ressalta o diretor do Departamento de Remoção de Resíduos Sólidos/Varrição e Coleta, Noé Estrela.

A Emlur também realiza a limpeza de guias e sarjetas, canteiros centrais, rotatórias e alças de acesso às avenidas da cidade, com o intuito de retirar desses locais materiais que no período chuvoso possam acumular água e, assim, evitar inundações e a proliferação de vetores, como a dengue. A população também pode ajudar a conservar a limpeza da cidade. Caso flagre alguém depositando resto de material de construção civil ou lixo em vias públicas e terrenos baldios, a população pode denunciar a ação através do Alô Limpeza: 0800 083 2425.