Emlur intensifica limpeza nos bairros por causa das chuvas

Por - em 19

A Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) intensificou o trabalho de limpeza nos bairros de João Pessoa em virtude do período chuvoso. As equipes do Arrastão I e II e Volante I e II iniciaram desde o último sábado (08) uma grande operação de limpeza no Distrito Mecânico, no Varadouro. Para isso, foram disponibilizados 70 agentes de limpeza que estão realizando serviços de capina, varrição, catação e retirada de lixo das vias públicas.

Além do Distrito Mecânico, a Emlur programou turmas para pintura de meio-fio no entorno das Unidades de Saúde da Família (USF) do Bairro dos Novais e do Parque do Sol, no Valentina Figueiredo, além das equipes das empresas terceirizadas que realizam ações de limpeza nas avenidas Tancredo Neves, Hilton Souto Maior e no Colinas do Sul.

Já a equipe aquática continua o trabalho de limpeza superficial do rio Jaguaribe, no trecho entre a avenida Tito Silva, lado direito no sentido Bairro–Centro, e a BR-230. O córrego do Alto do Céu III, em Mandacaru, também está passando por serviço de limpeza.

Na manhã desta segunda-feira (10), os agentes de limpeza estavam concentrados na Rua Rodrigues Chaves, mais conhecida como ladeira da Embratel, que dá acesso ao Distrito Mecânico. A previsão do Departamento de Remoção de Resíduos Sólidos, Varrição e Coleta (Devac) da Autarquia é de que o trabalho nessa área seja concluído até o fim da semana. O Parque Solon de Lucena (Lagoa) também vai receber serviço de roço, capinação e pintura de meio-fio. Nesta terça-feira (11), será iniciada a limpeza na Rua Sizenando Gomes, ladeira que dá acesso a Escola Piollin, no Róger.

De acordo com o diretor do Devac, Noé Estrela, semanalmente as equipes cumprem uma programação elaborada com o objetivo de assegurar que as vias públicas, praças, mercados, cemitérios, entre outros equipamentos públicos, permaneçam sempre limpos.

O superintendente da Emlur, Deusdete Queiroga Filho, faz um apelo aos pessoenses para que colaborem com a Emlur não jogando lixo nas vias públicas. “Além do nosso empenho em manter a cidade limpa, é preciso que a população também colabore. Estamos no período de chuvas e é necessário que as ruas, canais, galerias e rios estejam sem entulhos, para evitar riscos de doenças e alagamentos”, justifica o titular da pasta. Ele ainda lembra que todos os bairros da cidade contam com a coleta regular do lixo domiciliar.

Casarões – Na semana passada, a Emlur retirou 24 toneladas de lixo e entulho dos casarões abandonados localizados na Rua João Suassuna, no Varadouro. Essa operação faz parte do Projeto Moradouro elaborado pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), para revitalizar o Centro Histórico, através do Programa de Arrendamento Residencial da Caixa Econômica Federal (PAR). O projeto prevê a transformação dos casarões em prédios residenciais.

Serviço – A população pode solicitar as ações de limpeza pelo Alô Limpeza 0800 083 2425.