Emlur lança campanha para manter praias limpas

Por - em 43

Para manter a orla de João Pessoa limpa durante o verão, a Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) lança neste domingo (7) a campanha Praia Limpa, que tem como slogan ‘Cidade Limpeza, Verão Beleza!’. O início da campanha se dará no Busto de Tamandaré, às 9h, com apresentações do grupo de percussão Baticumlata e do Coral da Emlur. A campanha, que tem caráter educativo, terá a duração de dois meses e distribuirá sacolinhas de TNT, que é um material de fácil decomposição.

Todos os domingos 60 fiscais da Emlur, 30 integrantes do Projovem e 30 educadores ambientais percorrerão a orla da capital levando informações sobre os problemas que são gerados ao se jogar o lixo em local inadequado e sobre a maneira correta de acondicionar os resíduos. Eles serão distribuídos em cinco pontos que foram fixados ao longo dos 25 quilômetros de orla.

Também serão distribuídos sacos de lixo e sacolinhas de câmbio (para carro), confeccionadas em TNT e com a logomarca da campanha. O TNT é a sigla de Tecido Não-Tecido, que é um material que pode ser usado por várias vezes e, além disso, é de fácil decomposição (biodegradável). O nome não tecido vem do fato desse material não passar por teares.

Além dos cinco pontos fixos, a campanha terá um móvel. Educadores ambientais caracterizados com as cores da coleta seletiva (azul, vermelho, amarelo e verde) percorrerão os semáforos da cidade, abordando os motoristas e levando informações sobre a campanha e a importância de manter a cidade limpa. Eles também farão a distribuição das sacolinhas de TNT. Os educadores farão ainda visitas educativas à Estação Ciência.

Cuidados com a pele – A partir do dia 14, a campanha também contará com atendimentos dermatológicos nos pontos fixos espalhados pela praia. Dermatologistas farão avaliação das pessoas e ainda darão dicas de quais são os cuidados necessários com a pele durante essa época do ano, para evitar problemas como, por exemplo, câncer de pele. Os atendimentos são fruto da parceria entre Emlur e a Associação Paraibana de Dermatologia.

A superintendente da Emlur, Laura Farias Gualberto, lembrou que a campanha tem o objetivo de manter João Pessoa cada vez mais limpa e conscientizar as pessoas de que o lixo, além de deixar a cidade feia, pode atrair vetores de doenças. “Nós temos um grande patrimônio natural e histórico, que é a nossa Capital, e temos que cuidar muito bem dele”, comenta.

Ela lembrou ainda que a orla marítima de João Pessoa passa por ações de varrição, catação e coleta diárias, nos três turnos, e que 90 agentes de limpeza são responsáveis por esse trabalho de limpeza. “Durante o verão é registrado um fluxo maior de pessoas nas praias, com a chegada dos turistas. Para manter essa região limpa mesmo com o aumento do fluxo de pessoas, desenvolveremos essa campanha que tem cunho educativo”, acrescenta.