Emlur lança programação do Mês da Mulher para servidoras

Por - em 24

A Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) realiza na próxima quinta-feira (8), Dia Internacional da Mulher, a oitava edição da Caminhada das Mulheres da Emlur, em homenagem às agentes de limpeza. Uma programação voltada às servidoras do órgão foi preparada pela Autarquia para celebrar o Mês de Cidadania Ativa para as Mulheres, comemorado pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP). Além da caminhada, a Emlur também oferecerá serviços de saúde e beleza para as funcionárias do quadro administrativo e agentes de limpeza. O lançamento da programação aconteceu quinta-feira (1º)

No dia 8 de março, cerca de 400 servidoras participarão da VIII Caminhada das Mulheres da Emlur, com concentração a partir das 8h, em frente ao Teatro Santa Roza. O percurso da caminhada se encerra no Ponto de Cem Réis após passar pelo Pavilhão do Chá e pelo Tribunal de Justiça.

Em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a Emlur vai oferecer atendimento oftalmológico às agentes de limpeza das administrações descentralizadas no dia 14 de março. Já no dia 21, na sede da Autarquia, todas as servidoras poderão ser atendidas por uma mastologista, receber orientação nutricional, realizar um teste rápido de HIV e exames ginecológicos preventivos. As mulheres da Emlur também terão acesso à corte de cabelo e limpeza de pele, através dos institutos Embeleze e Forever.

Abertura – O lançamento da programação aconteceu com um evento destinado às mulheres da sede. A superintendente da Emlur, Laura Farias, destacou que o espaço da mulher na Emlur foi conquistado há bastante tempo, com a presença nos quadros desde as agentes de limpeza e secretárias até as chefes de setor e diretoras. Durante a solenidade, a superintendente convidou dois homens, os diretores de Operação e de Varrição e Coleta, Francisco Lucas Rangel e José Antônio de Araújo, para falar um pouco sobre o valor das mulheres em seu dia a dia.

No decorrer do evento foi apresentado um vídeo contando a trajetória da participação feminina na sociedade. A Divisão de Bem-Estar Social da Emlur (Dibes) expôs fotografias que mostraram a história da Caminhada das Mulheres da Autarquia, que acontece desde 2005 nas ruas do Centro de João Pessoa. A coordenadora da Dibes, Aparecida Pontes, reforçou a importância das servidoras na construção das atividades diárias exercidas pela Emlur.

Prata da Casa – Com uma apresentação que envolveu interpretação teatral e canto, a servidora da Emlur, Josimar Augusto Barreto, encerrou a solenidade. Josimar foi uma das ganhadoras do Concurso de Talentos dos Servidores, realizado no dia 28 de novembro de 2011 em razão da festa de confraternização em homenagem ao Dia do Servidor Público.  Em sua performance, Josimar ofereceu à plateia uma interpretação da música “Sonho de um palhaço”, que a artista utilizou para realizar sua transformação em um palhaço durante seu espetáculo no palco.

Desde 2003, Josimar é funcionária da Emlur e há quatro anos integra grupos de atividades culturais da Autarquia: o Coral, o grupo de Teatro e o Baticumlata. De acordo com ela, estar na Emlur foi um importante passo para se descobrir como artista. “Foi trabalhando na Emlur que vi a oportunidade de desenvolver um talento que eu não sabia que tinha”, relata Josimar.