Emlur leva ‘Limpeza é Saúde’ para avenida no desfile cívico

Por - em 36

A Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) vai participar da parada cívica de 7 de Setembro, nesta terça-feira, em homenagem ao dia da Independência do Brasil, na avenida Duarte da Silveira. Aproximadamente 400 funcionários da Autarquia devem estar presentes no desfile da Emlur, que este ano terá como tema “Limpeza é Saúde”. Serão oito alas representando os diversos setores e apresentando à população ações de limpeza e educação ambiental.

Uma das alas apresentadas no desfile será composta pelos agentes de limpeza. Serão 150 funcionários representando as várias funções exercidas no dia a dia pelas ruas e avenidas da Capital. Estarão presentes desde as equipes de varrição e coleta até a especializada na limpeza de rios e canais (aquática). Com ferramentas manuais, esses trabalhadores vão mostrar como fazem a limpeza da cidade. Os fiscais, educadores ambientais, atendentes do Alô Limpeza e os outros servidores da Autarquia também estarão representados.

Para abrilhantar a festa, a Emlur vai levar para a avenida um stand montado em cima de um caminhão com peças feitas pelos artistas plásticos e artesãos da Oficina de Artes a partir de material potencialmente reaproveitável como plástico, vidro, papelão e metal. “Será uma atração à parte. Será uma casa onde o público poderá ver como o lixo pode se transformar em objetos como vasos, flores, cadeiras, mesas, entre outros”, garante Aparecida Pontes, coordenadora da Divisão de Bem-Estar Social, que faz parte da comissão organizadora do desfile da Emlur.

O artista plástico Elioenai Gomes foi responsável pela concepção artística do desfile e a execução do material utilizado ficou por conta da Oficina de Artes. Segundo ele, o desfile foi construído a partir da base da Emlur, que são os agentes de limpeza, ressaltando o valor da vida humana. “Queremos mostrar a humanização desses funcionários e, ao mesmo tempo, despertar nas pessoas a ideia de que limpeza não é apenas saúde física, é também mental”, afirmou o artista.

O superintendente da Emlur, Deusdete Queiroga Filho, disse que a participação da Autarquia no desfile é importante para que o público presente conheça ainda mais os serviços prestados à população. “Queremos mostrar também as ações realizadas para o bem-estar de nossos servidores”, disse.

Queiroga também falou que a data é uma das mais significativas para o Brasil. “Por isso a Emlur está se empenhando para realizar um dos desfiles mais bonitos, levando para a avenida mensagens de humanização e preservação do meio ambiente”, ressaltou o titular da pasta.