Emlur leva ações de limpeza urbana e educação ambiental a Manaíra

Por - em 33

A Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) iniciou nesta segunda-feira (14) uma operação que inclui ações de limpeza nas principais vias públicas do bairro de Manaíra e o desenvolvimento da campanha “Seja legal, limpe sua calçada!”, realizada pelo grupo de educadores ambientais.

Limpeza Urbana – As equipes da Emlur estão realizando uma ação especial de limpeza nas vias públicas de maior fluxo do bairro. O trabalho abrange os serviços de varrição, roço, coleta de lixo e pintura de meios-fios. Desde o início da manhã, cerca de 100 agentes de limpeza, divididos em cinco equipes, foram encaminhados para a operação.

O serviço previsto na operação começa com o trabalho de varrição e coleta dos resíduos sólidos. Em seguida, a equipe de pintura se encarrega de efetuar o acabamento das guias das calçadas. Até o momento, já foram cumpridas as avenidas João Câncio, Sapé e suas ruas transversais.

Educação Ambiental – Após a realização da campanha “Seja legal, limpe sua calçada!” em parte do bairro do Bessa, o grupo de educadores ambientais é encaminhado para o bairro de Manaíra.  A equipe formada por 16 fiscais, 10 agentes ambientais e oito supervisores fizeram visitas a residências, estabelecimentos comerciais e construtoras, com a finalidade de conscientizar a população quanto à educação ambiental e cidadã.

A campanha alerta a população sobre a responsabilidade de varrer e manter a calçada sempre limpa e conservada. De acordo com a Lei 6.811/91, artigo 32, parágrafo 1º, do Regulamento de Limpeza Urbana da Cidade de João Pessoa, “É de responsabilidade dos munícipes a varrição e conservação dos passeios de seu domicílio, devendo os resíduos provenientes desta atividade ser acondicionados adequadamente e apresentados a coleta regular, nos dias e horários previstos”.

Nas abordagens porta a porta, os educadores ambientais e fiscais orientam a população sobre a maneira correta de acondicionar e descartar o lixo. Para facilitar a divulgação e instrução dos moradores, panfletos educativos também são entregues durante a visita.

Dicas – O lixo domiciliar deve ser acondicionado adequadamente e colocado nos dias e horários próximos à passagem do caminhão de coleta. Não se deve colocar o lixo nas calçadas após a passagem do carro de coleta. No Bessa, bairro que iniciou a campanha, a coleta é feita de segunda a sábado, no período diurno.

Para retirar poda, o morador deve ligar para o Alô Limpeza (0800 083 2425), ou para os números 3214-7659 e 3214-7660, e se informar sobre a melhor data para realizá-la de acordo com a passagem do caminhão da Emlur. É importante que o feixe de poda seja acondicionado em local que não atrapalhe o trânsito de pedestres e facilite a coleta.

O morador também deve dar um destino correto aos resíduos de construção. O material deve ser levado para a Usina de Beneficiamento, onde é transformado em matéria prima e utilizado em obras da Prefeitura Municipal de João Pessoa. Vale salientar que depositar entulho, metralha e lixo em terrenos baldios é crime ambiental previsto em resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama).