Emlur leva arte de reaproveitar lixo a evento promovido pela São Braz

Por - em 30

A Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) levou nesta segunda-feira (2) a arte do reaproveitamento de materiais para a ‘IV Semana da Saúde’, evento promovido pela da empresa São Braz. Os participantes puderam conferir uma exposição de peças feitas através de materiais recicláveis e uma apresentação do grupo de percussão da Emlur, o ‘Baticumlata’, que usa objetos normalmente jogados no lixo para fazer música.

No estande que a Autarquia montou dentro da empresa estão expostos objetos de decoração e utensílios diversos. Todas as peças foram confeccionadas a partir de materiais classificados por alguns como sem utilidade, a exemplo de latinhas, jornal, papelão, garrafas pets, pedaços de isopor, retalhos, vidro e tampas de garrafa. Através da exposição, a Emlur mostra que nem tudo que se joga fora é lixo e que através de resíduos aparentemente sem utilidade se pode fazer arte.

Entre as peças que estão em exposição destacam-se as seguintes: jarros feitos de papelão, móveis de sucata, talhas de isopor, quadros feitos de latinhas de refrigerante e jornal, bailarinas de metal, mosaicos de vidro e espelho, árvores e animais de garrafa pet e mesinhas de jornal.

Animação – Já o ‘Baticumlata’, que é composto por 18 agentes de limpeza da Emlur, levou para o evento muita música e animação. Em suas apresentações o grupo utiliza objetos encontrados no lixo, a exemplo de tonéis, baldes, vidros, peças de caminhão e até computadores, além de instrumentos de trabalho dos agentes.

Os participantes da ‘Semana de Saúde’ puderam dançar ao som de uma fusão de ritmos, que agregam desde os tradicionais baião, maracatu e ciranda até elementos da cultura norte-americana como rap e funk. O ‘Baticumlata’ chama a atenção para a reutilização de materiais como forma de preservar o meio ambiente.

A’ IV Semana da Saúde’, que se estenderá até a próxima quinta-feira (5), faz parte do calendário social da empresa São Braz e repassa aos funcionários informações que levam à melhoria da qualidade de vida. Como o evento está sendo realizado durante a ‘Semana do Meio Ambiente’, há um enfoque na questão da preservação da natureza como forma de se manter a saúde. Vão ocorrer ainda palestras, exames médicos, apresentações artísticas e exposições, entre outras atividades.