Emlur leva dicas sobre preservação ambiental e lixo a alunos do Lyceu

Por - em 18

Os educadores ambientais da Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) ministraram nesta quinta-feira (8) palestra em evento promovido pelos estudantes do 3º ano do Colégio Lyceu Paraibano, cujo tema foi ‘Consumo Consciente’. Os técnicos levaram informações sobre a preservação do meio ambiente e a necessidade de praticar os três ‘Rs’ (reduzir o consumo, reutilizar materiais e reciclar). A atividade contou com a participação de cerca de 150 alunos.

Durante a palestra os educadores explicaram o que é o lixo e falaram sobre os problemas que esses resíduos jogados em local inadequado podem acarretar à saúde do ser humano e ao meio ambiente. Eles destacaram ainda a importância das pessoas pensarem duas vezes antes de comprar um produto novo, de ter o hábito de reutilizar (dá novo uso a um produto que seria jogado fora) e de reciclar. Os técnicos lembraram que só deve ser encaminhado para o Aterro Sanitário Metropolitano o que não pode ser aproveitado, pois isso fará com que a sua vida útil seja ampliada.

Os estudantes tiveram também a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre os projetos de educação ambiental que são desenvolvidos pela Emlur, entre eles: o ‘Acordo Verde’, que implantou uma nova etapa da coleta seletiva em João Pessoa; ‘Não vai pelo ralo’, que coleta óleo de cozinha usado para transformar em sabão ecológico; ‘Santo de casa faz milagres’, que levou a coleta seletiva para as repartições públicas municipais, instituições de ensino, entre outras entidades.

O aluno do 3º ano do Lyceu Paraibano, Edson Fabrício, de 17 anos, destacou a importância de realizar esse tipo de atividade como forma de conscientizar as pessoas que moram em João Pessoa para a necessidade de preservar o meio ambiente. Ele afirmou que a atividade serviu para que os estudantes conhecessem um pouco mais sobre a reciclagem e fossem incentivados a fazer a sua parte na luta pela preservação dos recursos naturais.