Emlur leva o projeto ‘Meu bairro é limpeza’ aos moradores de Mangabeira

Por - em 75

Os moradores do bairro de Mangabeira recebem, a partir desta terça-feira (31), um mutirão de serviços oferecidos pela Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur). A abertura ocorre às 7h30, na Rua Elias Pereira de Araújo (entre o Estádio Wilsão e o Mercado Público local).

As ações fazem parte do projeto “Meu Bairro é Limpeza”, que leva, durante uma semana, ações oferecidas pelas equipes do órgão para uma região da Capital. Agentes de limpeza, fiscais, educadores ambientais e artistas da autarquia executam trabalhos de varrição, higienização e educação ambiental em cada bairro contemplado com o projeto.

O Departamento de Remoção de Resíduos, Varrição e Coleta (Devac) destacou cerca de 200 agentes, divididos em nove equipes, para os serviços de limpeza desenvolvidos no bairro. Segundo o superintendente da Emlur, Lucius Fabiani, esses trabalhos são realizados diariamente pelos agentes da Emlur, mas serão desenvolvidos de uma só vez no bairro. “É importante lembrar que precisamos do apoio da população para manter os benefícios por mais tempo”, disse.

A ação segue até o dia 3 de agosto e envolve fiscais, diretores, servidores da administração direta, educação ambiental, grupo de teatro, percussão e a comunicação social da Emlur.

Projeto – O projeto “Meu Bairro é Limpeza” foi iniciado em 2009, com o objetivo de levar os serviços oferecidos pela Emlur para os bairros e, ao mesmo tempo, obter um retorno instantâneo da população. Além dos serviços de varrição, roço, capinação e pintura de meios-fios nas principais vias de acesso do bairro, a equipe de educadores ambientais da Emlur vai realizar uma ação de conscientização com os comerciantes e moradores, passando informações sobre o acondicionamento correto do lixo, dicas de limpeza e informações sobre o horário e frequencia da coleta na região.

Programação – Os demais bairros de João Pessoa devem ser atendidos seguindo o calendário desenvolvido a partir das demandas que são encaminhadas aos diversos setores da Emlur. A programação é feita para que, em uma semana, uma grande área da cidade seja beneficiada com os serviços oferecidos pela autarquia.

Educação – O trabalho contará com a participação do mascote da Emlur, Limpinho da Silva, que passará dicas de limpeza e descarte responsável do lixo domiciliar, e dos integrantes do projeto Catadores de Arte. O projeto cultural da Emlur vai se apresentar com o grupo de teatro Agentes da Alegria e o de percussão, Baticumlata – ambos farão apresentações durante o evento, chamando a população para interagir com as equipes do órgão. A equipe do Devar também deve distribuir folhetos educativos, sacolas de câmbio e adesivos do Limpinho da Silva.

Alô Limpeza – Para entrar em contato com a Emlur, o órgão disponibiliza o Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) – 0800 083 2425. Pelo canal, é possível solicitar informações, emitir sugestões ou fazer reclamações. A população também pode entrar em contato com a Autarquia por meio do perfil no twitter: @pmjpEMLUR.