Emlur limpa e prepara o São José para período das chuvas

Por - em 26

O bairro São José recebeu nesta segunda-feira (24) o projeto ‘Meu Bairro é Limpeza’, desenvolvido pela Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur). Com a iniciativa, a localidade receberá ações de limpeza e de educação ambiental. Este trabalho integra o Plano de Contingência da Prefeitura de João Pessoa (PMJP), que é coordenado pela Defesa Civil e está preparando as comunidades localizadas em áreas de risco para o período de chuvas.

O trabalho de capinação, roço, varrição, catação das encostas, coleta e pintura de meio fio está sendo desenvolvido por 50 agentes de limpeza da Emlur. Os servidores também realizam a limpeza da galeria que sai do bairro João Agripino e dá acesso ao São José. O objetivo é retirar o lixo existente para evitar inundações na comunidade, pois os resíduos acumulados impedem a passagem da água, provocando o transbordamento.

Conscientizando – Paralelo à ação de limpeza, os educadores ambientais e os fiscais da Emlur estão abordando os moradores do bairro São José e repassando informações sobre a forma correta de acondicionar o lixo. Eles explicam que ao jogar os resíduos em locais inadequados, a população está contribuindo com a proliferação de doenças e inundações. Os técnicos, durante as abordagens, chamaram atenção especial para a questão do rio Jaguaribe, que corta a comunidade. Explicaram que o lixo depositado no leito do rio pode provocar alagamentos, pois quando esse material se acumula prejudica o curso normal da água.

O ‘Meu Bairro é Limpeza’ também instalou dentro da comunidade uma tenda, onde a população local pode solicitar serviços, esclarecer dúvidas, fazer reclamações e encaminhar demandas ligadas à Emlur e outras secretarias municipais. “Esse projeto tem o objetivo de aproximar cada vez mais a população dos serviços oferecidos pela Emlur. Como na gestão temos a prática de trabalhar de forma integrada, fazemos isso dentro do ‘Meu Bairro é Limpeza’. Recebemos demandas de todas as secretarias e depois as encaminhamos”, explicou a superintendente Laura Farias Gualberto.

Contingência – O diretor de Operações da Emlur, Orlando Soares, contou que a Autarquia decidiu juntar o projeto ‘Meu Bairro é Limpeza’ ao Plano de Contingência da Defesa Civil. “Como estamos no período chuvoso, decidimos centrar as nossas ações nas comunidades localizadas em área de risco. Por isso, adotamos o calendário da Defesa Civil para desenvolver o nosso projeto de limpeza e educação ambiental nos bairros da cidade”, explicou.

O Plano de Contingência é coordenado pela Defesa Civil Municipal e está sendo executado pela Emlur, mais as secretarias de Infra-Estrutura (Seinfra), Meio Ambiente (Semam), de Desenvolvimento Social (Sedes) e de Desenvolvimento Urbano (Sedurb). O Plano está preparando comunidades localizadas em áreas consideradas de risco no período de chuvas. As ações envolvem a limpeza de galerias pluviais e córregos; construção de muros de arrimo; desobstrução de bueiros; demolição de habitações em condição de risco; limpeza de encostas e barreiras, no topo e no sopé; limpeza da região ribeirinha e de mananciais, entre outras.