Emlur mantém cronograma de limpeza de vias públicas em vários bairros

Por - em 98

A Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) está realizando uma ação especial na Avenida Ministro José Américo de Almeida (Beira Rio). Cinco turmas das equipes arrastão, volante e roçadeira estão trabalhando na limpeza da via. São cerca de 100 agentes responsáveis pelo serviço de roço, varrição, capinação e catação.

A ação teve início nessa segunda-feira (9) e tem o objetivo de manter o canteiro central limpo, para dar maior segurança e visibilidade aos motoristas, ciclistas e pedestres que circulam diariamente pela área. Durante a execução do serviço, os agentes de limpeza também removem o material que é levado pela chuva do canteiro para as linhas d’água, evitando acidentes e entupimento das galerias pluviais. Para se ter uma ideia do trabalho, apenas em duas comunidades localizadas na via, foram retiradas mais de 180 toneladas de lixo no mês de junho.

De acordo com o superintendente Lucius Fabiani, as ações realizadas pela Emlur são programadas a partir das necessidades da população. “Nosso trabalho tem que ser pensado além do fator estético, pois a limpeza urbana interfere diretamente na qualidade de vida da população. Questões como prevenção e funcionalidade também têm que ser levadas em consideração na elaboração de um cronograma de atividades”, disse.

Programação – Para assegurar a manutenção da limpeza de vias públicas, praças, mercados, cemitérios e outros equipamentos que sirvam à população, o Departamento de Remoção de Resíduos, Varrição e Coleta (Devac) elabora uma programação semanal para as equipes da Autarquia e das empresas terceirizadas. Algumas das áreas atendidas esta semana são: Manaíra, Bessa, Rio do Cabelo, Comunidade Tito Silva, Ilha do Bispo e Parque Solon de Lucena.

Na Comunidade Tito Silva, os agentes trabalham com o apoio de um barco e equipamentos especiais na limpeza do Rio Jaguaribe. Já na Ilha do Bispo, uma equipe está retirando uma grande quantidade de pneus descartados irregularmente e higienizando o local.  O Bessa recebe equipes durante toda a semana, trabalhando nas principais vias de acesso do bairro.

Alô Limpeza – Para entrar em contato com a Emlur, o órgão disponibiliza o Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) – 0800 083 2425. Pelo canal é possível solicitar informações, emitir sugestões ou reclamações. A população também pode entrar em contato com a Autarquia por meio do perfil no twitter: @pmjpEMLUR.