Emlur mantém duas equipes na limpeza da orla durante Verão

Por - em 81

Durante todo o Verão, a Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) está mobilizando um efetivo diário de 60 agentes para a limpeza da orla da Capital. São duas equipes, uma inicia o trabalho das 6h30 até as 14h30, quando assume o outro grupo, que percorre a orla até as 3h da manhã. Outras duas turmas estão trabalhando no Centro da cidade com mais 145 agentes, sendo 65 durante o dia e 80 no turno da noite.

A Emlur também está disponibilizando dois fiscais e dois educadores ambientais para atuação no projeto “Atitude Verão”, desenvolvido pela Prefeitura Municipal de João Pessoa. Com duração até o mês de março, o projeto envolve 10 secretarias e órgãos da administração municipal e busca coibir abusos praticados no período, mas também educar e aproximar a população dos serviços oferecidos pela Prefeitura da Capital.

Novos coletores – O trecho da orla que compreende os bairros de Tambaú e Cabo Branco recebeu 40 novos coletores de 240 litros para atender ao aumento na demanda que acontece durante o Verão. Outra novidade desta temporada é a instalação de “Ilhas Ecológicas” na faixa de areia. Produzidas a partir de material reciclado, as Ilhas podem ser deslocadas facilmente para outros pontos da praia e ajudam a manter a beleza do local alem de facilitar o trabalho dos agentes de limpeza.

“Cidade Limpeza, Verão Beleza” – Teve início no último dia 8, o terceiro ano do projeto “Cidade Limpeza, Verão Beleza”. Realizada pela Emlur desde 2009, a campanha educativa tem o objetivo de conscientizar banhistas, turistas e frequentadores da orla marítima da Capital sobre o acondicionamento correto do lixo na hora do lazer. Este ano, serão cinco finais de semana com ações na orla e em outros pontos de grande movimento na cidade. No próximo domingo (23), um grupo de 50 profissionais da Emlur, entre educadores ambientais, fiscais e técnicos, vai percorrer a orla distribuindo sacolas de praia e de câmbio. Uma equipe também estará no Terminal de Integração do Varadouro, para sensibilizar as pessoas que estão se dirigindo à praia a mantê-las limpas.

O diretor de operações, Francisco Lucas Rangel, disse que esse período de maior fluxo de turistas há um aumento considerável no recolhimento de resíduos sólidos em toda a extensão da orla. Em dias normais, a Emlur coleta aproximadamente 40 toneladas de resíduos na área de praia, neste Verão a expectativa é de que haja um aumento de 20 toneladas a mais.