Emlur ministra oficinas ecológicas durante gincana em Cruz das Armas

Por - em 25

A Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) levou lições de preservação do meio ambiente para a 3ª Gincana dos Feirantes Organizados de Cruz das Armas, promovida nesta quinta-feira (21), pela associação da categoria. Em um estande montado próximo ao mercado público do bairro, a Emlur expôs trabalhos feitos a partir do reaproveitamento de materiais. Os participantes do evento também tiveram a oportunidade de aprender a confeccionar objetos de decoração e utensílios feitos a partir de jornal, utilizando a técnica da papetaria.

No estande da Emlur, os participantes do evento tiveram a oportunidade de conhecer de perto o trabalho de reaproveitamento de materiais que é feito pela Oficina de Artes da Autarquia. Os artesões e artistas plásticos usam materiais que as pessoas costumam jogar fora para fazer objetos diversos, como jarros, quadros, porta-papel, móveis, entre outros.

Os visitantes do estande ainda tiveram a oportunidade de jogar em um ‘xadrez ecológico’, cujas peças e tabuleiro foram confeccionados a partir de papelão, jornal e garrafa pet. Mas, para que as pessoas não ficassem apenas olhando a beleza dos objetos feitos a partir do reaproveitamento, os artistas da Emlur ministraram oficinas e ensinaram a técnica da papetaria, que consistem em usar o papel, principalmente jornal, para criar utensílios e objetos de decoração.

Além disso, os participantes da gincana receberam informações sobre a preservação do meio ambiente. Educadores ambientais da Autarquia falaram sobre a importância de fazer a coleta seletiva, reduzir o consumo e ainda reaproveitar os materiais. Também foi realizada a distribuição de material educativo.