Emlur ministra palestra sobre coleta seletiva para funcionários da Setur

Por - em 23

Os servidores que trabalham na Secretaria Executiva de Turismo receberam, nesta quarta-feira (26), a visita de técnicas da Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) que ministraram um curso de sensibilização para implantar a coleta seletiva na sede do órgão. Esta ação faz parte do projeto “Santo de casa faz milagre”, que é coordenado pela Enlur e tem o objetivo de a coleta seletiva para as repartições municipais.

Durante a sensibilização feita pelos educadores ambientais da Emlur, os servidores foram informados sobre o Decreto Federal 5940, que institui a separação dos resíduos recicláveis descartados pelos órgãos e entidades da administração pública federal direta e indireta, na fonte geradora, e a sua destinação às associações e cooperativas dos catadores de materiais recicláveis, e dá outras providências.

Também foram mostrados alguns problemas para o meio ambiente que são gerados pelo lixo. Os servidores aprenderam que a coleta seletiva é uma alternativa de preservação – evitando que novas matérias-primas sejam extraídas e que o material passível de reaproveitamento vá para o Aterro Sanitário Metropolitano – e de geração de renda para as famílias dos agentes ambientais, que vivem da venda do material reciclável.

Em breve serão instalados na secretaria coletores nas cores azul (papel), vermelho (plástico) e marrom (lixo orgânico). Já nas salas de trabalho os cestos serão confeccionados pelos próprios servidores, em locais estratégicos, nas cores azul e vermelho. Quem participou da palestra ficou satisfeito e garantiu fazer a separação também em casa. “Eu não tinha conhecimento, mas recebi importantes informações que a partir de agora vou praticar”, comentou Luana Estrela, assessora de gabinete.

“Todo material é separado e levado até os núcleos de coleta seletiva ou para a Oficina de Artes da Emlur, onde é reaproveitado e transformado em peças de decoração como mostramos aqui ou em utensílios usados durante o expediente”, explicou a educadora Elma Xavier.

O compromisso da Setur em contribuir para o aproveitamento e responsabilidade com o Meio Ambiente foi destacado pelo Secretário Executivo de Turismo, Elzário Junior. Ele lembrou alguns projetos desenvolvidos e que têm relação com a preservação ambiental, a exemplo da Usina de Aproveitamento da Palha do Coco, que já foi aprovado pelo Ministério do Turismo e visa reaproveitar a palha na fabricação de cadeiras e artesanato.