Emlur monta esquema de limpeza para fim de ano

Por - em 27

A Autarquia Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) preparou uma programação de limpeza especial para as festas de Natal e Ano Novo, além dos eventos culturais promovidos pela Prefeitura Municipal de João Pessoa no Busto de Tamandaré e na Praça Vidal de Negreiros, o famoso Ponto de Cem Réis. Uma equipe com 60 agentes de limpeza está responsável por manter o Centro da cidade limpo e organizado nesse período de final do ano, quando aumenta o fluxo de pessoas no comércio.

Os profissionais da Emlur iniciam a varrição e coleta dos resíduos a partir das 7h até as 11h da manhã; à tarde das 13h às 17h e à noite das 18h às 23h. Já nos finais de semana, o trabalho começa às 6h e termina às 11h.

Ponto de Cem Réis – Nos dias 14, 21 e 28 de janeiro, quando haverá programação do Projeto Estação Nordeste com apresentações marcadas para o Ponto de Cem Réis, a Emlur vai colocar 15 agentes para a limpeza da área logo após os shows. Nesse período, também haverá higienização (lavagem) da praça antes (15h) e após cada espetáculo por volta das 3h da manhã. Essa operação conta com um caminhão-pipa que tem capacidade para 20 mil litros d’água.

Praia – O plano de limpeza para o fim de ano vai atender toda a orla marítima da cidade, se concentrando na área do Busto de Tamandaré, divisa entre as praias de Tambaú e Cabo Branco. Serão realizadas ações de varrição das ruas e catação na areia da praia e da calçadinha do material descartado pelas pessoas que participarem dos festejos e apresentações.

Quatro equipes vão se revezar na limpeza da orla marítima, mas especificamente no Busto de Tamandaré onde serão realizados os projetos Concerto de Natal, Música do Mundo, que vai de 25 a 30 de dezembro, e a Estação Nordeste, nos dias 07, 08, 15, 22 e 29 em janeiro. Estarão envolvidos nessa Operação 80 agentes de limpeza que começam o trabalho a partir das 6h até as 11h, e das 18h até a 1h. A Emlur também vai fazer a higienização (lavagem) da área do calçadão próxima ao Busto de Tamandaré.

Réveillon – Para o dia 31 de dezembro haverá um reforço no número de agentes de limpeza com o objetivo de atender a demanda do Réveillon e do dia 1° de janeiro.

Na noite da festa, uma equipe com 40 agentes inicia a varrição das 18h até as 23h. Além disso, 36 homens do Setor de Fiscalização da Autarquia estarão visitando as barracas da orla para orientar sobre o acondicionamento correto dos resíduos sólidos.

No dia 1º de janeiro, 160 agentes vão atuar na limpeza da sujeira deixada na noite e madrugada do Ano Novo. Eles vão trabalhar em toda extensão da orla marítima, começando a limpeza às 6h da manhã pelo Busto de Tamandaré.

No primeiro dia de 2010, a Emlur coletou aproximadamente 1.200 toneladas de lixo. O montante foi recolhido principalmente das praias de Tambaú e Cabo Branco, além das áreas ao redor e de vias de acesso à orla. Para este ano, a expectativa é de que a produção de lixo aumente em 20%  na orla devido ao intenso fluxo de visitantes.

Ilhas de limpeza – Para facilitar o descarte de resíduos sólidos, a Emlur instalou 15 cestos de lixo feitos com material reciclado (garrafas pet e ferro), no Busto de Tamandaré, formando uma espécie de ilhas de limpeza. Além desses cestos, a população pode contar com as papeleiras instaladas nos postes de energia ao longo do calçadão.

Colaboração – Todo esse trabalho da Emlur para deixar a cidade limpa e organizada também depende da colaboração da população. O superintendente Deusdete Queiroga considera importante que cada pessoa faça a sua parte e ajude na manutenção da limpeza da cidade. Além de deixar a cidade feia, jogar lixo na rua pode trazer grandes problemas, pois os papéis ficam acumulados nas linhas d’água e acabam obstruindo os bueiros, o que contribui para os alagamentos quando chove”, salientou o titular da pasta.