Emlur monta esquema de limpeza durante as festas carnavalescas

Por - em 16

Uma equipe 80 agentes de limpeza da Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana da PMJP trabalhará na limpeza do Centro da Capital, nesta sexta-feira (20), após a passagem do Bloco do Cafuçu, que sai da Praça Dom Adauto em direção a Praça Antenor Navarro, no Varadouro, local de encerramento do evento. Durante o Carnaval Tradição, um grupo de 120 pessoas trabalhará por noite na Avenida Duarte da Silveira, nos dias 22, 23 e 24. O esquema de limpeza da Emlur para as prévias e para o Carnaval Tradição tem como objetivo dar uma atenção especial às vias de desfile para que permaneçam limpas durante e depois da folia.

No feriado de Carnaval, a Emlur manterá o trabalho na Orla com funcionários e equipamentos adequados para manter a praia, as ruas e o calçadão limpos. Essa ação, durante os festejos de Momo, segundo Noé Estrela, diretor do Departamento de Remoção dos Resíduos Sólidos (Devac) , visa proporcionar ao folião mais conforto e segurança, providenciando a limpeza das áreas antes, durante e depois da passagem dos blocos.

Na quarta-feira de fogo (18), com a saída do Bloco das Muriçocas do Miramar, que arrastou milhares de foliões no Corredor da Folia – da Avenida Epitácio Pessoa até a orla -, a Emlur disponibilizou 120 agentes de limpeza e recolheu cerca de 60 toneladas de lixo. “A operação de limpeza está ocorrendo conforme o planejado e isso é importante, pois mostra a qualidade dos serviços prestados pela autarquia à população”, disse o superintendente da Emlur, Coriolano Coutinho.

Noé Estrela disse que, além do trabalho do dia-a-dia, a Emlur está com atividades extras nesse período carnavalesco.   O diretor informou que nos últimos dias, a autarquia vem realizando um verdadeiro mutirão para atender aos blocos que saem no Projeto Folia de Rua e aos independentes que desfilam pelos bairros da cidade.

“Bem antes de começar a folia, a Emlur já estava realizando um mutirão de limpeza em vários pontos da cidade. Além das atividades normais da autarquia, foram realizados os serviços de limpeza, varrição e pintura de meio-fio nas vias de desfile dos blocos carnavalescos. Agora, estamos na fase de acompanhar a saída das agremiações para recolher os resíduos deixados pelos foliões”, explicou Noé Estrela.