Emlur monta esquema de limpeza para Romaria da Penha

Por - em 34

A Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) vai reforçar a limpeza das vias públicas da cidade por onde passará a tradicional Romaria da Penha, que começa da noite do sábado (28) e se estende pela madrugada do domingo (29). O esquema especial para a procissão vai contar com 120 funcionários que farão a limpeza do percurso durante e depois do cortejo.

Os preparativos dos 14 quilômetros de percurso da romaria começaram no início do mês e foram concluídos no último dia 20. Oitenta agentes de limpeza trabalharam na varrição, coleta, roço, pintura de meio-fio e capinação do trajeto.

Esquema – A Emlur montou um esquema especial para manter a cidade limpa e organizada durante todo evento religioso. No final da tarde do sábado, agentes de limpeza promoverão uma varrição da Igreja de Lourdes, na avenida João Machado, até o Santuário da Penha. No domingo, a partir das 6 h, outra limpeza será feita no mesmo percurso para recolher os resíduos jogados no chão pelos fiéis. Uma turma composta por 40 agentes se revezará durante todo o dia no entorno do Santuário da Penha e imediações para manter o local limpo.

Recomendação – O diretor do Departamento de Remoção de Resíduos Sólidos, Varrição e Coleta (Devac), Noé Estrela, explicou que uma forma da população ajudar no trabalho desenvolvido pela Emlur é evitar jogar o lixo nas vias públicas durante a procissão, depositando o material em papeleiras e coletores espalhados ao longo do trajeto. A Emlur vai distribuir contentores em pontos estratégicos na avenida Hilton Souto Maior, que dá acesso à praia da Penha, para uso dos romeiros. Outra recomendação é de que as pessoas utilizem sacolas para acondicionar o material descartável, evitando espalhar o lixo na rua e facilitando a coleta.

O superintendente da Emlur, Coriolano Coutinho, garantiu que está tudo pronto para a Romaria da Penha. “Nós vamos realizar o trabalho de limpeza antes e depois da procissão, como forma de manter a cidade limpa e proporcionar bem-estar aos fiéis”, disse.

Percurso – A procissão parte da Igreja de Lourdes, no Centro, seguindo pelas avenidas João Machado, Pedro II, Via Expressa Padre Zé (contorno da UFPB/CT), Sérgio Guerra e Walfredo Macedo Brandão (Bancários), Hilton Souto Maior, rua José G. dos Santos e avenida Nossa Senhora da Penha, com destino à Penha, onde fica localizado o Santuário. Ano passado, a Emlur recolheu 50 toneladas de lixo da Romaria da Penha.