Emlur monta esquema especial de limpeza para o desfile das Muriçocas

Por - em 27

Para o desfile do bloco das Muriçocas do Miramar, nesta quarta-feira (10), a Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) vai disponibilizar 158 agentes, divididos em sete equipes de limpeza. Os agentes seguirão o bloco limpando as áreas de seu percurso. Ao todo, cerca de 120 toneladas de lixo são produzidas durante os desfiles de grandes blocos de carnaval de João Pessoa. Já os médios e pequenos blocos geram 60 toneladas.

Segundo o diretor de Operações da Autarquia, Orlando Soares, contentores e papeleiras serão disponibilizadas ao longo do percurso das Muriçocas para que os foliões acondicionem o lixo. “É importante que as pessoas brinquem com a consciência de que devem preservar o meio ambiente acondicionando o lixo corretamente, se não for em papeleiras, que coloquem o lixo em sacolas e as depositem e locais estratégicos. Elas também devem evitar de colocar o lixo em linhas d’água, pois, se chover, o material será levado para bueiros e galerias e causarão alagamentos”, explicou.

Os foliões devem escolher bem o tipo de produto que consumirão, dando preferência a descartáveis como plástico e alumínio, evitando materiais cortantes. “As pessoas devem dar atenção especial ao vidro, evitando de jogá-lo nas vias do percurso dos blocos, pois é um material cortante que pode causar acidente tanto para os foliões quanto para os agentes de limpeza que irão recolher o material”, afirmou o direto de Operações da Emlur.

Além do maior bloco de arrasto do estado, as equipes de limpeza continuarão seu trabalho nos blocos de rua que desfilarão nesta quinta-feira (11) como o Galo do 13 de Maio, Canto do Teteu e Cordão Frevo Rasgado; e na sexta-feira (12) como o Cafuçu, no Centro e o Elefante da Torre. Em cada um desses dias, cerca de 130 agentes de limpeza farão a limpeza das vias públicas. Já no sábado (13), oito equipes de limpeza estarão nas ruas com 210 agentes de limpeza que atenderão aos foliões do Boi do Bessa Urso Gay e Peruas do Valentina.
O superintendente da Emlur, Coriolano Coutinho, o esquema de limpeza neste período trará mais conforto e segurança à população. “O planejamento para a limpeza das ruas durante os festejos de carnaval pretende deixar a cidade limpa o mais rápido possível depois da passagem dos blocos e o ambiente propício para a diversão dos foliões”, afirmou o titular da pasta. Na opinião de Coriolano Coutinho, a cidade limpa é aquela que menos se suja e isso só é possível quando há uma cooperação entre o trabalho realizado pelo Poder Público, com a limpeza diária das ruas e a coleta domiciliar, e a população, que deve contribuir fazendo a sua parte e jogado o lixo no local adequado”, ressaltou.

Carnaval tradição – Durante o domingo (14), a segunda-feira (15) e a terça-feira (16), a Emlur disponibilizará sete equipes de limpeza com 158 agentes para a limpeza da Avenida Duarte da Silveira, na Torre, local de desfile das escolas de samba e agremiações carnavalescas. O Roger também contará com uma equipe de limpeza para o seu carnaval tradição que será realizado na Rua Juiz Gama e Melo.