Emlur oferece festa para comemorar ‘Dia do Agente de Limpeza’ no CAM

Por - em 47

A festa que comemorou o Dia do Agente de Limpeza, realizada neste domingo (22) pela Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur), levou agentes e familiares ao Centro Administrativo Municipal (CAM), em Água Fria. Aproximadamente 700 agentes participaram da festa, que começou às 8h e se estendeu durante todo o dia, com atividades para adultos e crianças, sorteio de brindes e feijoada.

“Hoje é dia de festa, dia de vocês. A sociedade deve muito a vocês”. A afirmação foi do prefeito de João Pessoa, Luciano Agra, que aproveitou a ocasião para anunciar a aquisição de novos equipamentos que devem ampliar a capacidade de produção dos agentes da Emlur. “Limpeza urbana tem que ser tratada como saneamento básico, uma questão de saúde. A população não pode ficar esperando resultado de licitação para que possamos resolver um problema de hoje daqui a quatro meses”, afirmou o prefeito da Capital. Foram adquiridos, com recursos próprios do município, escavadeira, caminhão pipa e poliguindastes.

Ainda durante o evento, o prefeito Luciano Agra anunciou a decisão de reservar uma parte das casas do programa de habitação do município para os funcionários da Emlur. “Isso não é presente, é obrigação”, falou o prefeito. “Temos que trabalhar para corrigir injustiças herdadas de muitos anos”.

O cadastramento dos agentes de limpeza já foi feito e espera-se que, em pouco tempo, já possam ser entregues as 50 casas que já estão sendo construídas e outras 50 que ainda vão ser iniciadas. Em outros programas, que destinaram casas a servidores do Governo Municipal, cerca de 250 agentes de limpeza já foram beneficiados com moradias. Dessa vez, seguindo critérios definidos pela Secretaria de Habitação, apenas os agentes de limpeza poderão participar do sorteio.

Atividades – Uma apresentação teatral e o campeonato de futebol marcaram o começo da festa em homenagem aos agentes de limpeza, que ainda teve a apresentação de palhaços, malabaristas, Coral da Unimed e foi encerrada com um show musical. Durante todo o dia, foram oferecidos aos agentes diversos serviços na “Ciranda Social”, tais como corte de cabelo, aferição de pressão, exame oftalmológico, entre outros. Também foram sorteados brindes como televisões, DVDs e bicicletas.

Reconhecimento – O superintendente da Emlur, Coriolano Coutinho, falou que é uma alegria para ele poder estar com todos nesta festa mais uma vez. “É preciso muito mais reconhecimento por parte dos moradores da cidade pelo trabalho desenvolvido pelos agentes de limpeza que, faça sol ou chuva, seja manhã ou noite, estão na labuta diária para manter a cidade limpa”, lembrou.

Um dos pontos destacados por Coriolano Coutinho é o resultado de pesquisas qualitativas feitas com turistas que visitam a Capital, que sempre destacam a limpeza urbana da cidade com um dos principais pontos. “Isso tudo é fruto de muito suor e trabalho que fazemos para deixar sempre João Pessoa mais limpa”, concluiu o superintendente, agradecendo também a presença de todos.

A agente de limpeza Maria do Carmo, da equipe Centro Noite, disse que, para ela, a profissão sempre foi motivo de orgulho. Carmo pediu para deixar um recado para os colegas. “A gente tem que lutar para conseguir o que é bom, porque não tem nada melhor que o trabalho”, afirmou a agente, que trabalha há 12 anos na Emlur. “Tenho muito orgulho de fazer isso todo dia e conseguir sustentar minha família”.