Emlur participa de atividade contra o mosquito da dengue

Por - em 22

Agentes ambientais da Autarquia Especial de Limpeza Urbana (Emlur) participaram na manhã desta quarta-feira (11) da mobilização de combate ao mosquito da dengue, o Aedes aegypti, no Bairro do Geisel. Coordenada pela Unidade de Saúde da Família Geisel IV e em parceria com a Ong Agave, a ação começou por volta das 10h com a visitação dos agentes ambientais, de saúde e voluntários aos moradores. O Geisel foi um dos bairros com o maior índice de pessoas contaminadas pelo mosquito no ano passado. Por isso, a coordenação da USF IV decidiu iniciar essa mobilização para conscientizar a população sobre o combate à dengue.

Durante as visitas porta a porta, os agentes ambientais do Departamento de Valorização e Recuperação de Resíduos Sólidos (Devar) da Emlur, os voluntários da Ong Agave e agentes de saúde entregaram panfletos educativos e orientaram as pessoas sobre os riscos da dengue e a importância da prevenção ao mosquito. Essa mobilização teve início há uma semana e será encerrada com o ‘Dia D de Combate à Dengue’, no dia 3 de abril, das 8 às 12h, na Praça Orlando Geisel. Naquele dia, haverá apresentação de grupo de bonecos/fantoches com a peça sobre coleta seletiva, além da participação de artistas da terra.

Orientações – Esse trabalho educativo faz parte das ações da Prefeitura de João Pessoa (PMJP) de prevenção e eliminação de focos da dengue na Capital. Aos moradores, os agentes ambientais da Emlur informaram o que eles devem fazer para acondicionar o lixo de forma correta, evitando a proliferação de insetos e ratos que transmitem doenças. “Lixo mal acondicionado ou jogado em terrenos baldios e logradouros acabam atraindo todo o tipo de insetos e bichos que podem causar prejuízos à saúde dos moradores do local. Cada um tem que fazer a sua parte”, disse o agente ambiental da Emlur, Tiago Farias, que também faz parte da Ong Agrave.

A dona-de-casa Luciana Ferreira Cassino, 25 anos, considerou a mobilização positiva. “Temos que aprender para poder praticar em casa” ressaltou. Aproximadamente 25 pessoas foram mobilizadas nessa ação de combate à dengue no Geisel. As vistas técnicas terminam nesta sexta-feira (13).

No Cuiá – Uma caminhada pelas margens do rio Cuiá vai comemorar o ‘Dia das Águas’ (22 de março), no dia 24 deste mês. Preparando o evento, na manhã desta quarta-feira (11), técnicos do Departamento de Valorização e Recuperação de Resíduos Sólidos (Devar) da Autarquia Especial de Limpeza Urbana (Emlur), equipes das secretarias do Meio Ambiente (Semam), Turismo (Setur), Desenvolvimento Social (Sedes), delegados do Orçamento Democrático da 4ª Região e representantes da Fundação Bradesco e da Ong SOS Rio Cuiá inspecionaram pontos do rio, para definir o percurso a ser feito durante a caminhada. O passeio, que vai contar com a participação de alunos da rede municipal de ensino.

No dia da caminhada, os organizadores do evento vão lançar um concurso para a escolha do nome do barco ecológico construído com garrafas pet e madeira que será usado na limpeza do rio. O barco foi feito pelos próprios moradores da Comunidade Santa Bárbara.

Mas as comemorações não param por aí. No dia 1º de maio deste ano, a Ong SOS Rio Cuiá comemora aniversário e prepara uma vasta programação em parceria com secretarias municipais, para chamar a atenção da população e dos governantes sobre a importância de preservação do rio. O rio Cuiá está localizado na Zona Sul de João Pessoa e passa pelos bairros de Valentina Figueiredo e Mangabeira.