Emlur participa de evento com atividades educativas e culturais

Por - em 23

Durante a Semana do Meio Ambiente, a Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) realizará atividades educativas e culturais com o objetivo de mostrar que é possível o cuidado com o meio ambiente tomando atitudes simples no dia-a-dia. O evento é resultado da parceria entre a Emlur e a Secretaria do Meio Ambiente (Semam) para homenagear o dia do meio ambiente, comemorado na próxima sexta-feira, 5 de junho.

A autarquia realizará duas palestras sobre educação ambiental, exposição de peças produzidas com material reciclável e a apresentação do grupo de percussão da Emlur, o ‘Baticumlata’, que encerrará a semana do meio ambiente.
Nesta quarta-feira (3), às 9h30, no auditório do Centro Administrativo Municipal (CAM), em Água Fria, a diretora do Departamento de Valorização e Recuperação de Resíduos Sólidos (Devar) da autarquia, Elma Xavier, ministrará palestra sobre Educação Ambiental para diretores, professores e técnicos da rede municipal de educação. Segundo a diretora, a palestra englobará a importância de se delegar a responsabilidade de cuidar do meio ambiente à população. “Contamos com a participação de cada cidadão na busca de tentar minimizar nossas ações no meio ambiente”, afirmou.

Também nesse dia será aberta uma exposição na sala de multiuso da Estação Ciência, Cultura e Arte onde a Emlur mostrará peças produzidas pela Oficina de Artes a partir de materiais recicláveis como papel, papelão, garrafas pet, plástico, vidro, alumínio, entre outros. A exposição ficará aberta à visitação das 10 às 17h até sexta-feira (5).
A Coleta Seletiva será o tema da palestra que as educadoras ambientais do Devar, Ana Lúcia Nascimento e Eliana Rodrigues, farão na sexta-feira (5), na Sala de Convenções 2 da Estação Ciência, Cultura e Arte, a partir das 9h. Durante o evento, as educadoras mostrarão a importância da separação do lixo seco, reciclável, do úmido.

O superintendente da autarquia, Coriolano Coutinho, falou sobre a importância de conscientizar a população para o cuidado com o meio ambiente. Segundo ele, a preocupação com o meio ambiente transformou-se em agenda mundial, pois há necessidade de preservação dos recursos naturais para as gerações futuras. “A limpeza urbana pode e deve contribuir para esse esforço por meio da coleta seletiva e da educação ambiental”, disse o titular da pasta.