Emlur participa de seminário da Gespública no Sebrae

Por - em 47

A Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) participa nesta quinta-feira (10) e na sexta-feira (11), do Seminário de Benchmarking, organizado pelo Programa Paraibano de Qualidade (PPQ) em parceria com o Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização (Gespública). O evento acontece no auditório Master do Serviço Brasileiro de Apoio a Micro e Pequenas Empresa (Sebrae). A programação contempla palestras, casos de sucesso, debates e workshop que irão disseminar as melhores práticas de gestão da qualidade no Estado.

Durante o seminário, a Emlur, primeiro órgão público a aderir ao Gespública, receberá um certificado de nível de gestão pública e a validação da autoavaliação 2009, realizada em agosto na Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Arte. O Seminário de Benchmarking possibilitará a troca de experiência entre organizações de todo o estado da Paraíba e vem trazendo uma miscelânea de casos de sucessos dos principais prêmios de qualidade do Estado. A partir dessa diversidade, o evento propiciará aos participantes uma visão ampla acerca dos conceitos e das aplicabilidades das ferramentas de qualidade na gestão empresarial. Estão confirmadas as palestras do diretor de Programas de Gestão do ministério do Planejamento, Bruno Palvarini, e do gerente do PQGF, César Viana.

Na sexta-feira à tarde, o superintendente da Emlur, Coriolano Coutinho, apresentará um vídeo mostrando aos participantes as práticas desempenhadas pela empresa na limpeza urbana da cidade, destacando o que foi melhorado com relação à prestação de serviço à população durante a gestão municipal. Também serão mostrados projetos inovadores da empresa como a Usina de Beneficiamento de Materiais da Construção Civil (Usiben) e de Educação Ambiental.

Como reconhecimento pela implantação de medidas integradas que asseguraram uma maior eficiência, eficácia e efetividade da gestão governamental, a Emlur recebera o certificado de Nível de Gestão 2009. A certificação do Gespública tem validade de um ano, o que condiciona o órgão público a aplicar contínuas melhorias, que podem levá-lo a adquirir a certificação em esferas mais elevadas. O objetivo do certificado é reconhecer o compromisso assumido pelas organizações que realizaram auto-avaliações e elaboraram o plano de melhoria em 2009 para aplicar durante o ano de 2010.

Participação – O diretor administrativo-financeiro, Renato Leitão, falou sobre a importância do evento. Ele disse que a Emlur implantou instrumentos permanentes de horizontalização da gestão, com isso, atendeu aos preceitos do Gespública de estimular a participação dos servidores e facilitou o controle social cada vez mais ávido de quantidade e qualidade de serviços públicos.

Segundo a coordenadora do Tele-Atendimento e integrante da Comissão de Modernização Administrativa da Emlur, Dilane Villar, a participação da empresa no evento mostra a necessidade de otimizar práticas administrativas em busca de uma melhor qualidade no serviço prestado à população. “A Emlur foi o primeiro órgão público na Paraíba a participar do programa Gespública e abriu às portas a gestão participativa na cidade”, afirmou.

Para Coriolano Coutinho, superintendente da Emlur, a participação da Autarquia no Gespública melhora a qualidade do serviço prestado à população. “A gestão tem uma busca contínua para melhorar a eficiência e qualidade da administração pública. Desde 2007, a Emlur participa do Gespública que com sua metodologia nos permitiu, de forma participativa e direta, a criação de instrumentos gerenciais que precisávamos, proporcionando melhores dos serviços à população de João Pessoa”, afirmou.

O que é o programa– O Gespública foi instituído pelo Decreto 5.378, de 23 de fevereiro de 2005. O objetivo do programa é contribuir para a melhoria da qualidade dos serviços públicos prestados aos cidadãos e o aumento da competitividade do País. Ele nasceu de uma fusão entre o Programa da Qualidade no Serviço Público (PQSP) e o Programa Nacional de Desburocratização.