Emlur participa do Global Fórum Nordeste, a partir desta quarta

Por - em 16

Autarquia Especial de Limpeza Urbana (Emlur) vai participar do Global Fórum Nordeste, que começa nesta quarta-feira (15) e vai até a sexta-feira (17), na Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, no Altiplano Cabo Branco.

Como relato de experiência bem sucedida na sustentabilidade, preservação do meio ambiente e na geração de renda, a Emlur inscreveu o Projeto Acordo Verde, que será publicado em forma de artigo no caderno de resumos e relatos do Global Fórum, onde estarão outros trabalhos apresentados no evento que é uma seqüência de encontros sobre inovação na educação para a sustentabilidade.

Exposição – Além trabalho inscrito no evento, a Emlur foi convidada a fornecer peças decorativas feitas por artesãos e artistas plásticos de sua Oficina de Arte, a partir de material reciclado, para decorar o ambiente. Dois artesões estarão no Global Fórum mostrando como reutilizar o material reciclado.

De acordo com Elma Xavier, do Departamento de Valorização e Recuperação de Resíduos Sólidos (Devar), a Emlur também vai contribuir durante os três dias de fórum com informações sobre os projetos desenvolvidos pela autarquia para melhorar a qualidade de vida dos pessoenses e preservar o meio ambiente.

“Vamos entregar as sacolas do projeto Praia Limpa; o sabão ecológico produzido por meio do Projeto Não Vai pelo Ralo, e os panfletos utilizados pelos educadores ambientais para conscientizar a população sobre a coleta seletiva, o reaproveitamento de materiais reciclados e o acondicionamento correto do lixo”, ressaltou Elma Xavier.

Legitimidade – O superintendente da Emlur, Coriolano Coutinho, falou sobre a participação da autarquia neste evento de repercussão mundial. “Essa participação é importante, pois dá uma legitimidade ao trabalho realizado pelo órgão, mostrando o compromisso da autarquia em levar qualidade sócio-ambiental, sustentabilidade e preservação do meio ambiente aos cidadãos, pilares estratégicos da atual gestão municipal. Entendemos que não existe limpeza de qualidade sem a co-responsabilidade da população”, disse.

Acordo Verde – Lançado em agosto de 2007, o Projeto Acordo Verde implantou uma nova etapa da coleta seletiva em João Pessoa, onde a população do bairro Jardim Cidade Universitária fez um acordo simbólico com os agentes ambientais, comprometendo-se a separar os resíduos e a doar o material. Os agentes ficam responsáveis por recolher o material devidamente separado e entregar um novo saco de coleta, que tem a cor verde. “O projeto resgatou a cidadania e transformou a vida dos agentes ambientais, que passaram a ter mais dignidade e uma fonte de renda”, observou Coriolano.

Essa não é a primeira vez que o órgão responsável pela limpeza urbana da Capital participa de eventos mostrando a qualidade de seus serviços junto à população. A Emlur foi o primeiro órgão municipal na Paraíba aderir ao Programa Nacional de Gestão Pública (Gespública), desenvolvido para melhorar a qualidade de gestão de instituições públicas, promover a desburocratização e otimizar o atendimento à população.