Emlur participa nesta sexta-feira do Dia D de Combate à Dengue

Por - em 27

Com a aproximação do período chuvoso, que favorece a proliferação do mosquito transmissor da dengue, as equipes de Saúde da Família da comunidade Jardim Guaíba e do bairro Funcionários I estão intensificando as ações de prevenção e combate ao Aedes Aegypti nessas áreas. Pelo terceiro ano consecutivo vai ser realizado nesta sexta-feira (30) o Dia D de Combate à Dengue com o apoio da Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) na comunidade Jardim Guaíba. Também fazem parte dessa mobilização as equipes de saúde do bairro, a Vigilância Sanitária com o apoio do Distrito Sanitário I, Pastoral, creches e escolas daquela localidade.

Para garantir o sucesso do evento, desde a segunda-feira (26) a Emlur vem promovendo serviços de capinagem, varrição, remoção de entulho e resíduos sólidos das ruas, e a limpeza emergencial do Rio Jaguaribe, que corta a comunidade. Uma programação com palestras educativas sobre coleta seletiva e acondicionamento correto do lixo foi feita durante a semana pela equipe de educadores ambientais da Autarquia para os alunos das escolas que ficam naquela localidade. Além da educação ambiental, os estudantes também foram informados sobre a transmissão, prevenção e combate ao mosquito transmissor da dengue pelos agentes da Vigilância Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

Para esta sexta-feira, Dia D de Combate à Dengue, serão montadas tendas em frente à Unidade de Saúde da Família Jardim Guaíba/Funcionários I com material educativo sobre o ciclo de vida do mosquito Aedes Aegypti. A partir das 8h30, profissionais das equipes de Saúde, agentes de educação ambiental da Emlur e da Vigilância Ambiental farão uma ação porta a porta, de caráter educativo, informando sobre o lixo domiciliar e prevenção e combate ao mosquito transmissor da dengue.

Durante a atividade, serão visitados os pontos críticos levantados pelos agentes comunitários de saúde como oficinas mecânicas, borracharias, terrenos baldios e residências com caixa d’água sem tampa, alvos da ação efetiva dos agentes da Vigilância Ambiental. À tarde, a partir das 14h, a Emlur montará uma oficina de sabão ecológico e de cestaria, feita com materiais reaproveitáveis.

Serviços – A população tem à sua disposição o número do Alô Limpeza 0800 083 2425 para solicitar serviços, pedir informação, denunciar vandalismo ou fazer reclamação.