Emlur passa a integrar Comitê do Gespública na Paraíba

Por - em 39

Tornar-se referência em gestão pública. É o que busca a Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur), primeiro órgão público municipal a aderir ao Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização (Gespública) na Paraíba em 2007. O Gespública é um programa instituído pelo governo federal e coordenado pelo Ministério do Planejamento com objetivo de contribuir para a melhoria da qualidade dos serviços públicos prestados aos cidadãos. Pioneira nesse processo, a Emlur foi convocada para ser membro efetivo do comitê executivo do Núcleo Estadual de Gespública no Estado.

O convite foi feito ao superintendente da autarquia, Coriolano Coutinho, pela coordenadora executiva do núcleo estadual de Gestão Pública na Paraíba, Maria Elizabeth Viana, durante reunião na sede do órgão, na qual também esteve presente o diretor financeiro-administrativo, Renato Leitão, e a coordenadora de atendimento, Dilane Vilar.

A coordenadora do Gespública, Maria Elizabeth Viana, explicou que o perfil inovador e a experiência de gestão participativa foram pontos que contaram para o convite feito à direção da autarquia. “A gestão da Emlur é comprometida com o público e com a cidade”, afirmou.

Na opinião do superintendente da autarquia, Coriolano Coutinho, participar como integrante do Gespública é importante na medida em que torna mais eficiente e comprometido o serviço público.“Para a Emlur, participar do Gespública significa o aperfeiçoamento gerencial com a participação e envolvimento dos servidores nos processos e ações administrativos”, disse Coriolano Coutinho.

Com foco nos resultados e voltada para o cidadão, a autarquia vem desenvolvendo um trabalho empenhado na melhoria do atendimento e na qualidade dos serviços prestados à população, aplicando em suas ações diárias os princípios básicos da transparência, da moralidade administrativa, da eficiência, da eficácia, da efetividade e da economicidade. Para alcançar o padrão de excelência exigido pelo público, a direção da empresa tem realizado internamente ações para envolver os servidores em torno desse projeto. “É um desafio continuo, mas entendemos que com funcionários capacitados e qualificados teremos cidadãos satisfeitos e bem atendidos”, reforçou o superintendente.

Oficina – Assumindo a nova posição na coordenação executiva do Gespública, a Emlur parte agora para a qualificação dos servidores que serão multiplicadores desse processo de modernização administrativa nas organizações públicas. Entre os dias 25 e 27 de maio, será realizada uma oficina para instrutores da Rede Nacional de Gestão Pública (RNPG). O curso, que acontecerá no auditório da Superintendência Federal de Agricultura, tem a finalidade de capacitar multiplicadores para implantar em instituições públicas o modelo de excelência na gestão pública.

O diretor administrativo-financeiro, Renato Leitão, vê nesse modelo de gestão o caminho para sanar muitos problemas das administrações públicas. Para ele, é a forma de melhorar cada vez mais o serviço prestado à comunidade. Entusiasta do Gespública, Leitão informou que em junho a Emlur fará sua auto-avaliação e elaboração do plano de melhoria 2009/2010. “A partir da implantação desse programa, a autarquia ganhou em eficiência e agilidade nas ações e uma maior gestão participativa”, enfatizou.