Emlur prepara grande festa no Dia do Agente de Limpeza

Por - em 41

Em comemoração ao “Dia do Agente de Limpeza” a Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) promove, no próximo domingo (18), a partir das 8 horas, uma festa no Centro Administrativo Municipal (CAM), localizado em Água Fria. O evento contará com apresentações artísticas, torneio esportivo, sorteio de brindes, entre outras atrações. Cerca de 800 agentes de limpeza e seus familiares devem participar da atividade.

A festa é uma das mais esperadas pelos agentes de limpeza. Para esse ano foi montada uma programação especial, composta por um torneio de futebol feminino, masculino, concurso de forró e apresentações do grupo de percussão da Emlur ‘Baticumlata’ e do Coral da Autarquia. Além disso, os participantes poderão sambar ao som da banda ‘Sambaluarte’. Durante a atividade será servido um lanche especial e uma feijoada.

O evento contará ainda com o sorteio de brindes. Entre os prêmios estão: televisores, aparelhos de celular, geladeiras, fogões, ferros elétricos, ventiladores, liquidificadores e bicicletas. A comemoração também é voltada para as famílias dos agentes de limpeza, por isso, contará com banho de piscina, distribuição de pipoca para as crianças e um pula-pula estará à disposição para brincadeiras.

Para a festa, a Oficina de Artes da Emlur está preparando uma decoração especial, composta de flores toda feita através do reaproveitamento de materiais. Além disso, haverá a exposição de painéis com fotos de atividades e projetos desenvolvidos por servidores da Autarquia de limpeza.

A superintendente da Emlur, Laura Farias Gualberto, destacou o trabalho que os agentes de limpeza vem desenvolvendo em João Pessoa. “Eles são peças fundamentais para manter a cidade limpa, bem cuidada e longe de doenças. Todos os anos realizamos essa festa, onde deixamos evidente o orgulho que temos do nosso trabalho e onde celebramos as nossas ações, desenvolvidas diariamente”, comentou.

Já o diretor Administrativo da Emlur, Coriolano Coutinho, lembrou que a festa faz parte da política de valorização dos servidores desenvolvida pela Autarquia. “Investimos em nossos servidores, pois sabemos que quando são valorizados eles trabalham mais satisfeitos e desenvolvem melhor as suas atividades, além disso, os nossos agentes de limpeza desenvolvem um serviço fundamental, que não é só de limpeza, mas de saúde pública”, disse.

O ‘Dia do Gari’ é comemorado em todo o Brasil no dia 16 de maio. Em algumas cidades esses profissionais passaram a ser chamados de agentes de limpeza, como acontece em João Pessoa há cerca de dez anos. O nome gari é uma homenagem ao francês Aleixo Gary, que se destacou na história da limpeza da cidade do Rio de Janeiro. Em Portugal, os garis eram conhecidos como almeida, em homenagem a um cidadão com Almeida no nome, que foi diretor-geral da limpeza urbana da capital portuguesa.