Emlur prepara operação de limpeza da orla para réveillon

Por - em 60

A Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) montou a operação réveillon para garantir uma cidade limpa e agradável durante a passagem de ano em João Pessoa. O trabalho de limpeza será intensificado nas ruas e avenidas da orla marítima, onde o fluxo de pessoas é intenso devido a programação montada pela Prefeitura Municipal de João Pessoa com shows e queima de fogos na virada do ano. A operação vai envolver nove equipes da Emlur e três das empresas terceirizadas, totalizando 256 agentes de limpeza que farão os serviços nesta sexta-feira, dia 31 dezembro, e sábado, 1º de janeiro.

O objetivo principal das equipes é remover qualquer tipo de lixo e entulho das vias públicas, deixando as ruas limpas e nas condições ideais de higiene para a população desfrutar antes e após as comemorações do ano novo. O planejamento da Emlur prevê que os trabalhos de limpeza comecem às 6h desta sexta-feira com 22 agentes que farão o serviço no Busto de Tamandaré. Para a noite da festa, a Emlur mobilizou 38 agentes que também ficarão na altura do Busto de Tamandaré e áreas adjacentes até a meia-noite. A Autarquia também vai colocar na orla uma equipe composta por 35 fiscais para orientar os barraqueiros sobre o acondicionamento correto do lixo.

No dia 1º de janeiro, o esquema de limpeza da orla terá início às 6h e mobilizará 196 profissionais, que farão uma grande limpeza na Avenida Cabo Branco, Rua Ednado Bezerra e áreas adjacentes (Cabo Branco), Busto de Tamandaré, Avenidas Almirante Tamandaré, Argemiro de Figueiredo e João Maurício (Tambaú/ Manaíra/Bessa), e Praias do Seixas, Penha e Sol. A pista de rolamento e calçadas próximas ao Busto de Tamandaré serão higienizadas e desodorizadas logo cedo.

Considerando a rapidez com que a operação de limpeza será executada, a previsão é que já nas primeiras horas do dia o usuário possa desfrutar das praias limpas e organizadas. Este ano, a Emlur registrou a remoção de 1,2 toneladas de lixo em todas as praias da cidade após o réveillon.

Emlur antecipa coleta no dia 31 de dezembro – Para facilitar os preparativos da festa de final de ano, a Emlur decidiu alterar o funcionamento da coleta domiciliar de toda cidade nesta sexta-feira (31). A medida também foi tomada para garantir que os agentes de limpeza tenham oportunidade de passar a passagem de ano com seus familiares. A coleta domiciliar diurna terá início às 6h e a coleta noturna será antecipada para as 16h, facilitando o trabalho dos agentes de limpeza e a passagem dos caminhões compactadores na orla marítima, uma vez que nessa área algumas vias ficam interditadas logo cedo.

O diretor de Operações da Emlur, Orlando Soares, explicou que a mudança de horário na coleta ocorrerá na região da orla e se estenderá por todos os bairros. Ele lembrou que nessa data existe uma grande concentração de pessoas e veículos na região da praia e isso dificulta a passagem do caminhão compactador.

Os moradores devem ficar atentos para o esquema da coleta. Por conta da antecipação, o lixo deve ser colocado para fora das casas mais cedo. As pessoas não devem esquecer que o caminhão passará três horas antes. A medida foi tomada para evitar transtornos à população e para manter a cidade cada vez mais limpa, destacou o diretor.