Emlur prepara programação para homenagear as mulheres

Por - em 35

As mulheres que trabalham na Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) foram recepcionadas de uma forma diferente nesta terça-feira (4). Em comemoração ao ‘Dia Internacional da Mulher’ foi montado no hall de entrada da Autarquia uma exposição com fotos das servidoras em seu ambiente de trabalho ou desempenhando as suas atividades. A ação integra a programação especial que a Emlur elaborou para comemorar o Dia Internacional da Mulher (8 de Março), que ainda contará com uma caminhada, palestras, exames médios e uma oficina de beleza.

Além de promover a exposição, a Divisão de Bem Estar Social (Dibis) preparou um material especial para todas as servidoras, com uma apostila contendo informações sobre a Lei Maria da Penha (11.340/06); um breve histórico sobre a mulher que deu nome a lei; e os serviços da rede de atendimento às mulheres em João Pessoa.

Caminhada e exames
– Na quinta-feira (6) será realizada a IV Caminhada das Mulheres da Emlur, que esse ano trará como tema ‘Violência é Crime. Denunciar é atitude’. Para a atividade, as servidoras da Emlur já começaram a trabalhar na confecção de cartazes e faixas, que serão exibidos durante a caminhada.

Até o final do mês serão realizadas várias palestras voltadas para a mulher, entre os temas que serão abordados estão a Lei Maria da Penha e a prevenção da saúde sexual e reprodutiva da mulher. Também serão oferecidos para as servidoras exames ginecológicos e citológicos dentro da própria sede da Emlur.

Para finalizar o mês de atividades dedicadas à mulher, no dia 28 de março, a Emlur promoverá uma oficina de beleza, com corte de cabelo, hidratação, serviços de manicure, limpeza de pele e embelezamento de sobrancelhas. Além disso, será realizado um brechó, desfile de roupas feitas com materiais reaproveitáveis e distribuição de cosméticos.

A superintendente da Emlur, Laura Farias Gualberto, destacou a importância das mulheres para o trabalho de limpeza urbana que é desenvolvido pela Autarquia. “Temos mulheres em todos os setores da Emlur. Estamos presentes nas ruas fazendo a limpeza diária e fiscalizando, executamos atividades mais burocráticas, estamos no setor de artes e ainda assumimos vários cargos de chefia aqui dentro. Tudo isso como muita competência e com a sensibilidade característica da mulher. Por isso, nada mais justo que dedicar um mês inteiro para nós mulheres, que trabalhamos fora de casa e ainda temos que cuidar, muitas vezes, da casa e dos filhos. Somos verdadeiras guerreiras”, comentou.