Emlur programa ação de limpeza para Folia de Rua e carnaval

Por - em 62

A Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) está preparando a operação de limpeza para a prévia Folia de Rua e para o Carnaval Tradição. O órgão vai estar presente em todos os blocos e agremiações carnavalescas da cidade com uma equipe de 150 pessoas. Segundo a Emlur, a limpeza da cidade estará assegurada durante os festejos de carnaval.

O diretor do Departamento de Varrição e Coleta da Emlur, Noel Estrela, afirma que é feito um trabalho duplo pela autarquia durante o carnaval. “Antes da saída de cada bloco, a Emlur faz um trabalho de capinação de terrenos, recolhimento de materiais que estejam nas ruas e a pintura do meio fio das principais avenidas. Já quando a festa termina, nossa equipe faz a coleta dos resíduos. Dependendo das condições da avenida, um caminhão pipa também faz a lavagem”.

Noel Estrela garante que todos os blocos que solicitarem com antecedência os serviços da Emlur serão atendidos. “Nós estamos esperando receber a programação de todo o carnaval para finalizarmos nosso cronograma de trabalho”, explica ele.

De acordo com o diretor da Emlur, 150 agentes de limpeza vão atender a demanda do carnaval, mas eles serão divididos de acordo com a necessidade de cada dia de folia. “Nos finais de semana, quando há um número maior de blocos, a atenção deve ser redobrada e, portanto, colocaremos mais agentes nas ruas”, diz Noel Estrela.

Ilhas – Para facilitar o trabalho dos agentes de limpeza, a prefeitura vai instalar ilhas de coleta feitas de garrafas pet. A Emlur já teve uma experiência positiva no ano passado com as ilhas e vai repetir a ação. “As ilhas são colocadas em alguns pontos nos principais corredores da folia, porque a fixação de mais lixeiras ao longo da cidade é inviável para a Emlur”, ressalta o diretor da autarquia.