Emlur promove 1º Evento sobre lixo eletrônico em João Pessoa

Por - em 23

A Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) promove nesta sábado (04), a partir das 10h, no Busto de Tamandaré, o ‘1º Evento sobre Lixo Eletrônico em João Pessoa’. O evento traz para o público participante a coleta eletrônica, distribuição de mudas, oficinas e orientações. Além da Emlur, é parceria nessa ação a empresa RCTec, a Secretaria do Meio Ambiente (Semam) e outras instituições.

Esse evento faz parte da programação comemorativa ao ‘Dia Mundial do Meio Ambiente’. Nesta sexta-feira (3), o superintendente do órgão, Coriolano Coutinho, abriu oficialmente as atividades, em uma solenidade que aconteceu no hall do edifício sede. Estiveram presentes Paula Frassinete, representante da Associação Paraibana dos Amigos da Natureza (Apan), além de funcionários e diretores da Emlur.

Para Coriolano Coutinho, a perspectiva de trabalhar a consciência dos servidores e da população faz parte dos objetivos desse trabalho. “Os grandes instrumentos que temos para nos aproximar da sociedade são a educação ambiental, a oficina de artes, os grupos de teatro e coral e o grupo de percussão Baticumlata. E tenho a plena certeza que não existe limpeza urbana sem que a população participe desse processo”, afirmou o superintendente.

Durante o evento, foi exibido um vídeo documentário produzido pela da ‘TV Cidade de João Pessoa’ em parceria com o Departamento de Valorização e Recuperação de Resíduos Sólidos da Emlur (Devar), onde foi mostrado exemplo de ações praticadas por servidores em cuidados com o meio ambiente. O grupo de teatro ‘Agentes da Alegria’, formado por servidores, encenou a peça ‘É coletando e reciclando que todo mundo sai ganhando’, que enfoca a importância da coleta seletiva para o meio ambiente.

Também como parte das comemorações da semana do meio ambiente da Emlur, os agentes de limpeza e demais servidores da Autarquia receberam o projeto Cine Volante da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope). A sessão do ‘Cine Verde’ apresentou grandes produções que abordam a temática da preservação.

Parceria – Na semana em que se comemora o ‘Dia Mundial do Meio Ambiente’, o superintendente Coriolano Coutinho firmou parceria em mais uma ação da coleta seletiva. A partir desta segunda-feira (6), a Emlur vai disponibilizar um ponto de coleta de lixo eletrônico no bairro do Roger, localizado na Rua Gouveia Nóbrega, em frente ao Parque Arruda Câmara (Bica).

O convênio com a RCTec Resíduos Eletrônicos prevê a colaboração para que os materiais recolhidos pela Emlur recebam um destino final apropriado. A população vai poder entregar, neste novo ponto de coleta no Roger, monitores, teclados, mouses, CPUs, notebooks, celulares e baterias recarregáveis. A empresa então faz a separação e envia cada tipo de material para pólos específicos de reciclagem, muitos deles fora do país.