Emlur promove ação de prevenção ao câncer de próstata para 100 agentes de limpeza

Por Célia Rangel - em 103

Aproximadamente 100 exames de PSA foram disponibilizados pelo Setor Médico da Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) para os agentes do órgão, nesta segunda-feira (2). A ação teve ainda o apoio de profissionais da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), do Distrito Sanitário IV. A iniciativa encerrou a programação da Gestão Municipal da Campanha do Novembro Azul.

“O material coletado será encaminhado para o Centro de Atenção Especial Integrado à Saúde (CAIS) Jaguaribe. O resultado sairá após 15 dias e será liberado para o servidor mediante apresentação do documento de identidade e Cartão SUS”, esclareceu Damiana Rodrigues, coordenadora da Divisão de Bem Estar Social (Dibes) da Emlur.

O exame de PSA detecta precocemente o surgimento do câncer de próstata. A doença tem grande probabilidade de cura quando diagnosticada em fase inicial. Além disso, o PSA também possibilita pesquisar outras alterações na glândula, como por exemplo, inflamação e hiperplasia prostática benigna.

 Prevenir ainda é a melhor forma de evitar o câncer de próstata, por isso, deve-se estar atento e fazer visitas periódicas ao médico para a realização de exames, principalmente homens a partir de 50 anos de idade.