Emlur promove ação educativa no Mercado Central, nesta quinta-feira

Por - em 30

Sensibilizar os comerciantes dos mercados públicos de João Pessoa para a importância do acondicionamento correto dos resíduos e higienização do local de trabalho. Esse é o objetivo da ação educativa que a Autarquia Especial Municipal de Limpeza (Emlur) inicia nesta quinta-feira (12), a partir das 9h, com os comerciantes dos pavilhões I e II do Mercado Central, contemplando 125 boxes.

A equipe do Departamento de Valorização e Recuperação de Resíduos Sólidos (Devar), formada por 14 educadores ambientais, vai aplicar um questionário entre os comerciantes para recolher informações sobre o manejo dos produtos a serem comercializados e a limpeza da área.

Após a pesquisa, o grupo fará uma avaliação das respostas para que possa delegar responsabilidades a cada um dos comerciantes quanto ao acondicionamento de resíduos e limpeza dos boxes.

Ainda dentro da ação educativa, na próxima sexta-feira (20), a equipe vai voltar ao Mercado Central para uma apresentação de uma peça de teatro, expondo a situação rotineira dos negociantes de uma forma educativa e irreverente.

Mudança – Para o superintendente da Emlur, Coriolano Coutinho, é importante investir em ações educativas que possibilitem a mudança de atitude dos comerciantes e contribuam para a própria melhoria de vida e até uma maior comercialização de seus produtos. “Sem dúvida, um local mais higienizado e limpo chama a atenção dos fregueses e, consequentemente, aumenta a venda do produto”, observou.

A chefe do Devar, Elma Xavier, lembrou que o trabalho educativo nos mercados públicos da Capital é continuo. “Essa é a terceira intervenção que fazemos no Mercado Central. Com esse trabalho queremos despertar uma mudança de atitude nos comerciantes causada pela forma inadequada de acondicionamento, higienização do local de trabalho e disposição final dos resíduos”, comentou. Em João Pessoa existem 13 mercados públicos que serão visitados pelos educadores ambientais durante todo o ano.