Emlur promove palestra para comerciantes do Valentina

Por - em 70

Educadores ambientais da Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) realizaram nesta terça-feira (9) uma capacitação com os feirantes do Mercado de Valentina Figueiredo sobre a necessidade de manter o equipamento público limpo, como forma de evitar proliferação de vetores causadores de doenças. Durante a sensibilização, os comerciantes receberam informações sobre a coleta seletiva. A idéia é que este processo possa ser implantado dentro do equipamento público, que já ele dispõe de estrutura adequada para receber essa forma de separação de resíduos.

A palestra foi ministrada por técnicos do Departamento de Valorização e Recuperação dos Resíduos Sólidos (Devar) da Emlur. Durante a sensibilização, os educadores usaram textos e imagens. O primeiro assunto abordado foi a dificuldade de manter a cidade limpa. Os comerciantes ainda receberam informações sobre meio ambiente, o que são resíduos sólidos, composição do lixo, soluções para os resíduos e coleta seletiva. Os técnicos também falaram um pouco sobre os problemas de saúde que o lixo acondicionado de maneira incorreta pode acarretar aos seres humanos.

Esse tipo de capacitação, conforme explicou a superintendente da Emlur, Laura Farias Gualberto, é feita de forma periódica nos mercados públicos da Capital e tem o objetivo de mostrar aos comerciantes que a limpeza do local de trabalho contribui para a não proliferação de doenças e ainda atrai os clientes. “Ninguém gosta de freqüentar lugares sujos e, no caso do mercado, os feirantes precisam ter um cuidado redobrado com o lixo, uma vez que lidam com alimentos”, disse.

O administrador do mercado, Maurício Carneiro, disse que foi muito importante a realização da capacitação, uma vez que nela foi mostrada a importância de acondicionar o lixo de forma correta e ainda fazer a coleta seletiva, como forma de preservar o meio ambiente. “Temos coletores de resíduos em todo o mercado, mas ainda tem gente colocando lixo no lugar inadequado. Às vezes, a própria comunidade vem de longe jogar o lixo próximo ao mercado. A partir dessa palestra, vamos assumir a responsabilidade de manter um ambiente limpo e saudável”, comentou.

Ao final da palestra, o comerciante Odilon Morais, que desde 1997 trabalha no mercado, destacou a importância de promover a reciclagem, como forma de preservar a natureza e ainda gerar renda. Ele acrescentou que fará a coleta seletiva e que levará os conceitos que aprendeu durante a palestra para dentro de sua casa.