Emlur promove palestras e ações de saúde para servidoras

Por - em 35

A Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) vai promover entre os dias 17 e 31 deste mês uma série de atividades de saúde, que incluem palestras educativas, exames ginecológicos e oftalmológicos, além de teste de HIV. As atividades fazem parte da programação para o mês da mulher da Emlur, organizada pelo Setor de Bem-Estar Social (Dibes) da Autarquia em ação integrada com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

Segundo a coordenadora da Dibes, Aparecida Pontes, a programação preparada pela Emlur tem como objetivo disseminar entre as servidoras a importância do cuidado que elas devem ter com a saúde. “As mulheres atualmente vivem no corre-corre e quase não encontram tempo para cuidar da própria saúde, então, é interessante trazer para a Emlur ações para despertar nas servidoras a importância do cuidado com a saúde”, explicou.

As ações terão início nesta quarta-feira (17) com a promoção de testes rápidos para a detecção do vírus da imunodeficiência adquirida (HIV) para as servidoras e agentes de limpeza. Os testes serão realizados na sede da Emlur, durante a manhã, pela Coordenadoria de Doenças Sexualmente Transmissíveis da SMS. Antes dos exames, uma equipe de técnicos da coordenadoria de saúde fará um trabalho de sensibilização na sede, orientando sobre a importância do teste de HIV e dos procedimentos que devem ser tomados caso o exame dê positivo.

Além disso, também será realizada nesta quarta-feira uma palestra sobre saúde da mulher e DST’s promovida pela ONG Bem-Estar Familiar no Brasil (BEMFAM). O evento terá início às 11h, na Administração de Oitizeiro. As palestras educativas também serão realizadas na quinta- feira (18), às 18h, no Núcleo Centro-Noite, e na sexta-feira (19), a partir das 16h, na Administração de Mangabeira.

Exames – Na terça-feira (23), durante o período da manhã e da tarde, serão feitos exames ginecológicos de cuidados com a saúde da mulher na sede da Autarquia. Os exames serão realizados pelo Setor de Atenção Básica da Saúde da Mulher da SMS.
Na quarta-feira (24) serão promovidos testes rápidos de HIV, na sede da Autarquia, para atender as servidoras interessadas. Nesse dia será realizado o Programa Saúde nos Pontos, que este mês vai atender a Administração da Penha. Já na terça-feira (30), as servidoras da Emlur farão exames oftalmológicos pela manhã e à tarde. A programação para o mês da mulher será encerrada na quarta-feira (31) com a realização a palestra sobre saúde da mulher da ONG BEMFAM.

Segundo o superintendente da Emlur, Coriolano Coutinho, essas atividades mostram o trabalho de valorização dos servidores promovido pela empresa de limpeza urbana. “Além da preocupação com a qualidade de vida das servidoras, a Emlur, ao promover exames e palestras sobre a saúde da mulher, mostra a importância delas para a empresa”, afirmou.